Salvador Caetano entra na Irlanda com compra de grupo Cedar. Negócio avaliado em cerca de 100M€

A Salvador Caetano informou ter comprado o grupo Cedar, um dos maiores importadores e retalhistas automóveis da Irlanda, marcando a entrada direta do grupo português naquele mercado. A operação permite à Salvador Caetano integrar uma empresa com um volume de vendas anual próximo de mil milhões de euros e reforçar a sua presença internacional no…
ebenhack/AP
A Salvador Caetano anunciou a aquisição do grupo Cedar, passando a operar diretamente no mercado automóvel irlandês. Embora o valor da operação não tenha sido divulgado oficialmente, fontes do setor citadas pela imprensa irlandesa apontam para um negócio avaliado em cerca de 100 milhões de euros.
Negócios

A Salvador Caetano informou ter comprado o grupo Cedar, um dos maiores importadores e retalhistas automóveis da Irlanda, marcando a entrada direta do grupo português naquele mercado. A operação permite à Salvador Caetano integrar uma empresa com um volume de vendas anual próximo de mil milhões de euros e reforçar a sua presença internacional no setor automóvel.

Em comunicado, a Salvador Caetano explica que a atividade do grupo Cedar assenta na importação e distribuição exclusiva das marcas Renault, Dacia, Alpine e Nissan na Irlanda. Para além disso, o grupo opera uma rede própria de concessionários dedicados a estas marcas e detém ainda representações de fabricantes como Peugeot, Citroën, Mazda, Suzuki e Opel.

O grupo Cedar é também proprietário da Windsor Motor Group, a sua área de retalho automóvel, através da qual vende veículos novos e usados, e desenvolve a marca própria Windsor, na qual o mercado de usados assume um papel estratégico no portefólio. De acordo com dados avançados pela imprensa irlandesa, a Cedar emprega cerca de 600 pessoas e, no último ano, as marcas que distribui registaram 12.527 matrículas de automóveis de passageiros e 5.723 vendas de veículos comerciais. Já a Windsor terá comercializado cerca de 10.000 viaturas novas e usadas através de 11 concessionários.

Responsáveis do Grupo Salvador Caetano e do Grupo Cedar

Embora ambas as empresas tenham recusado divulgar o valor do negócio, fontes do setor citadas pela imprensa irlandesa estimam que o preço de venda ronde os 100 milhões de euros. A mesma fonte refere que o grupo Cedar registou receitas de 659 milhões de euros no exercício terminado em dezembro de 2024, com resultados antes de impostos de 1,79 milhões de euros.

“Com um legado de inovação e excelência, a Salvador Caetano traz para este mercado a sua experiência acumulada ao longo de 80 anos, assumindo-se como um novo líder na indústria automóvel irlandesa”, diz Sérgio Ribeiro (Salvador Caetano)

Citado no comunicado da Salvador Caetano, Sérgio Ribeiro, administrador executivo e responsável pela distribuição automóvel global da Salvador Caetano Auto, afirma que a aquisição do grupo Cedar constitui “uma plataforma estratégica” para o crescimento do grupo e que está “plenamente alinhada” com o seu modelo de negócio. Já James McCarthy, presidente executivo do grupo Cedar, refere que a operação “representa uma oportunidade estratégica para o desenvolvimento futuro do negócio” e um reconhecimento da relevância do mercado automóvel irlandês.

Segundo a Salvador Caetano, a equipa de gestão do grupo Cedar manter-se-á inalterada nesta fase, garantindo continuidade operacional após a aquisição.

Fundado em 1968, o grupo Salvador Caetano tem atualmente operações automóveis em 48 países da Europa, África e América do Sul, empregando mais de 8.900 pessoas. Em 2024, registou um volume de negócios de 4,3 mil milhões de euros e resultados agregados antes de juros e impostos de 318,4 milhões de euros. O grupo está presente em áreas como a distribuição e retalho automóvel, fabrico de autocarros, equipamentos industriais, serviços após-venda, tecnologias de informação e soluções de energia renovável.

com Lusa

Mais Artigos