TOP of the WEEK: Fortunas, recursos e poder económico em movimento

🗞️ 7 notícias a não esquecer As 50 famílias mais abastadas de Portugal são donas de um património avaliado em mais de 47,7 mil milhões de euros, uma fortuna que equivale a cerca de 16,5% do PIB nacional de 2024. Os cinco primeiros lugares do ranking, que equivalem a quase 17 mil milhões de euros, continuam…
ebenhack/AP
Da concentração de riqueza nas famílias mais ricas de Portugal à corrida global por petróleo, ouro e empresas de vários biliões de dólares, passando por tensões geopolíticas no Ártico e na Gronelândia e pela evolução do mercado automóvel nacional, a semana voltou a mostrar como capital, recursos estratégicos e ambição política continuam a moldar a economia global.
TOP of the WEEK

🗞️ 7 notícias a não esquecer

Conteúdo do artigo

As 50 famílias mais abastadas de Portugal são donas de um património avaliado em mais de 47,7 mil milhões de euros, uma fortuna que equivale a cerca de 16,5% do PIB nacional de 2024. Os cinco primeiros lugares do ranking, que equivalem a quase 17 mil milhões de euros, continuam a ser dominados pelas famílias Amorim, Soares dos Santos, Guimarães de Mello, Azevedo, e conta agora com uma nova entrada, a de Dionísio Pestana.

 

Apesar da tão falada transição energética, das metas para o uso de energias de fontes renováveis, o petróleo ainda comanda o mundo. Este é ainda um dos recursos mais importantes na economia mundial e motiva muitas jogadas no tabuleiro de xadrez geoestratégico global. As maiores reservas encontram-se na Venezuela, na Arábia Saudita e no Irão. O Canadá, fora da OPEP, é o quarto maior produtor do mundo.

 

O ouro tem registado valorizações históricas nos últimos meses, quebrando novos recordes de preços repetidas vezes. Só nos últimos 25 anos este metal preciso valorizou cerca de 800%. Olhamos para os 10 países com mais reservas de ouro em 2025.

 

Conteúdo do artigo

Nvidia, Apple, Google, Microsoft, Amazon são as empresas que lideram o top 5 das mais valiosas do mundo. Todas elas valem acima dos 2 biliões de dólares. No total, são onze as companhias que já ultrapassaram a barreira dos biliões de dólares (triilions, na métrica internacional), batendo recordes de valorização. Conheça a listagem que elaborámos para si.

 

O Presidente dos EUA, Donald Trump, mantém a ambição de colocar a Gronelândia sob controlo norte-americano, admitindo desde a compra do território à possibilidade de recurso à força militar. Quais os motivos do interesse de Trump para a anexação da Gronelândia, as reações dos líderes europeus e o cenário de rutura que irá abrir na NATO.

Conteúdo do artigo

O Governo da Coreia do Sul planeia realizar em setembro uma viagem de teste através de uma nova rota marítima comercial a ligar o país à Europa através do Ártico. O teste faz parte de um plano do Governo sul-coreano de revitalizar Busan e outros locais no sul da Coreia, transformando-os num centro marítimo global, além de estabelecer ligações comerciais mais eficientes entre Ásia e Europa.

 

O mercado automóvel português registou um crescimento de 6,2% em 2025, com 264.821 novos veículos colocados em circulação ao longo do ano. As vendas de marcas de automóveis de luxo em Portugal totalizaram 1.673 unidades em 2025, de acordo com dados da ACAP (Associação Automóvel de Portugal). Apesar de representarem uma fração reduzida do mercado total, estas marcas continuam a evidenciar uma procura consistente, sustentada sobretudo por modelos de elevado valor acrescentado e forte posicionamento aspiracional.


🧐 A frase da semana

Conteúdo do artigo

Toto Wolff, diretor da equipa e CEO da Mercedes-AMG Petronas F1 Team, explica como uma liderança assente no coletivo, na disciplina do risco e no foco absoluto na Fórmula 1 está a preparar a equipa avaliada em 6 mil milhões de dólares para o próximo ciclo tecnológico e competitivo da modalidade. É dela a seguinte afirmação: “Sinto-me envergonhado ao falar sobre liderança”.


✔️ O positivo

Um estudo, conduzido ao longo de um ano e meio em parceria com o serviço de investigação digital da agência France-Presse, permitiu à equipa de investigação concluir que os esforços jornalísticos para verificar informações falsas estão a reduzir a sua viralidade e a alterar o comportamento dos utilizadores.

❌ O negativo

Esta primeira semana do ano veio com notícias de encerramentos de empresas. A Sicasal, indústria de carnes localizada no concelho de Mafra, foi declarada insolvente, a pedido do Banco Comercial Português. Por seu lado, o grupo Jerónimo Martins vai descontinuar a operação da Hussel em Portugal, encerrando progressivamente as 18 lojas da cadeia de chocolates até 30 de abril de 2026, após considerar a empresa economicamente insustentável, apesar de vários esforços para a viabilizar. No campo cultural, Portugal assiste a uma sucessão de encerramentos de salas de cinema, num movimento que tem deixado várias cidades sem exibição regular. Os últimos capítulos deste enredo de fechos foram os cinemas da Cineplace na Guarda e nas Caldas da Rainha.


📖 A LER

A Porto Editora anunciou na Biblioteca Palácio Galveias, em Lisboa, as novidades literárias para o primeiro quadrimestre de 2026. Entre ficção, não ficção, poesia e infantojuvenil, são várias as opções para todos os leitores. A Forbes destaca nove livros que chegam em breve às livrarias.

📻 A OUVIR

Conteúdo do artigo

Num ano em que Beyoncé se tornou bilionária e a outra super-heroína pop bilionária, Taylor Swift, entrou na sua “Era de Noivado” com o atleta do Kansas City Chiefs, Travis Kelce, ao mesmo tempo que lançava o seu álbum The Life of A Showgirl, foi The Weeknd quem terminou 2025 em grande estilo. Contabilizamos os músicos mais bem pagos de 2025. Conheça a lista.

🎥 A VER

Conteúdo do artigo

“Stranger Things” tornou-se um fenómeno global após a sua primeira temporada, lançada em 2016. O derradeiro episódio da saga estreou na véspera de Ano Novo, mas os muitos fãs desapontados com o final da série, convenceram-se de que um final alternativo secreto estava a caminho. Leia para saber o que aconteceu.

🍲A SABOREAR

A Too Good To Go completa uma década de atividade com presença em 20 países e milhões de refeições salvas. Em entrevista à Forbes, a CEO da empresa, Mette Lykke, explica os fatores que permitiram escalar o modelo à escala global, analisa o peso do mercado português e defende legislação para acelerar a mudança de comportamentos.

Bom fim de semana!!

Mais Artigos