Há a convicção generalizada de que o preço da habitação está cada vez mais caro. Porém, de acordo com uma análise feita pelo portal imobiliário Idealista, em várias zonas do país o último ano trouxe reduções no valor das casas.
Segundo o idealista, a maior descida anual foi registada na Golegã (distrito de Santarém), onde o preço médio da habitação caiu para 1.083 euros por metro quadradro (euros/m2), uma quebra de 15,3%. Logo a seguir surge Pampilhosa da Serra (distrito de Coimbra), que atingiu um valor médio de 477 euros/m2, uma descida de 12,3%, e Pombal (distrito de Leiria), onde os preços caíram 8%, fixando-se nos 1.162 euros/m2.
Golegã, Pampilhosa da Serra e Pombal lideram as descidas em 2025.
Em Alcoutim (distrito de Faro), o preço das casas desceu para 1.081 euros/m2 (-6,7%). A lista dos municípios, cujo valor das habitações diminuiu acima de 5% é fechada por Borba e Portel (ambos no distrito de Évora), com reduções idênticas de 5,3%, com valores médios de 875 euros/m2 e 758 euros/m2, respetivamente.
Paralelamente às descidas de preços, a análise do Idealista identificou também os municípios mais baratos para comprar casa de cada distrito e ilha. A lista é a que é apresentada, de seguida, aqui:





