PandaDoc recolhe cinco milhões de euros e reforça Lisboa como rampa de crescimento para a Europa

Nasceu em 2013, em Silicon Valley, nos Estados Unidos, pela mão e Mikita Mikado, atual CEO e Serge Barysiuk, CTO. A PandaDoc, plataforma especializada em automatização de documentos e que oferece uma solução completa para gestão de contratos, alcançou o estatuto de unicórnio em 2021, ao atingir uma avaliação de mercado superior a mil milhões…
ebenhack/AP
A nova tranche de financiamento do unicórnio norte-americano foi concedida pela portuguesa Indico Capital Partners, liderada por Stephan de Moraes. Com escritório em Lisboa, a PandaDoc, que desenvolveu plataforma para automatização de documentos, vai crescer a partir de Lisboa, com aposta na IA.
Empreendedores Negócios

Nasceu em 2013, em Silicon Valley, nos Estados Unidos, pela mão e Mikita Mikado, atual CEO e Serge Barysiuk, CTO. A PandaDoc, plataforma especializada em automatização de documentos e que oferece uma solução completa para gestão de contratos, alcançou o estatuto de unicórnio em 2021, ao atingir uma avaliação de mercado superior a mil milhões de dólares. Consolidou assim a sua posição de liderança neste nicho de atividade, tornando-se uma ferramenta essencial para a automatização de processos empresariais.

A empresa nasceu de uma frustração: os seus fundadores estavam descontentes com a forma ineficiente como os processos documentais eram tratados nas pequenas empresas, impossibilitando-as de acompanhar as grandes organizações. Assim, o software que desenvolveu impulsionou o rápido crescimento da companhia que, em 2020, integrou a lista das 500 empresas tecnológicas de maior crescimento da Deloitte.

A PandaDoc acaba de anunciar que a portuguesa Indico Capital Partners, liderada por Stephan de Moraes, investiu cinco milhões de euros no seu negócio. Esta parcela irá impulsionar a nova fase de inovação da startup sustentada em Inteligência Artificial.

Com sede em São Francisco, a empresa combina tecnologia intuitiva de assinatura eletrónica com ferramentas robustas de análise e colaboração, aumentando assim a eficiência das empresas, apoiando-as a fechar negócios mais rapidamente e a criar boas experiências para os clientes. Atualmente é uma plataforma de gestão de documentos all-in-one que ajuda empresas a eliminar horas de trabalho manual. As equipas de vendas, operações e receitas utilizam a PandaDoc para gerir fluxos de trabalho de documentos críticos, desde propostas e contratos até à faturação e aos pagamentos. Com mais de 700 colaboradores, a empresa tem cerca de 65 mil clientes em todo o mundo. É apoiada por como a OMERS Growth Equity, a M12 da Microsoft, a HubSpot e a Altos Ventures.

Indico financia empresa em cinco milhões de euros

A PandaDoc acaba de anunciar que a portuguesa Indico Capital Partners, liderada por Stephan de Moraes, investiu cinco milhões de euros no seu negócio. Esta parcela irá impulsionar a nova fase de inovação da startup sustentada em Inteligência Artificial. A companhia pretende acelerar o desenvolvimento de funcionalidades avançadas baseadas nesta tecnologia, ao mesmo tempo que expande as equipas locais. Portugal é já um centro operacional importante para o seu negócio, uam vez que a startup norte-americana tem um escritório em Lisboa que funciona como um centro estratégico para a Europa. Com este investimento, o nosso país torna-se assim um importante polo de crescimento da PandaDoc crescimento este sustentado em Inteligência Artificial.

“Estamos ansiosos por trabalhar com Mikita e a sua equipa para assim continuarem a construir a sua presença na Europa”, diz Stephan de Moraes, líder da Indico.

Em comunicado, Mikita Mikado, refere que “Estamos muito entusiasmados com a parceria com a Índico Capital Partners, agora que entramos na nossa próxima fase de crescimento”. E acrescenta: “A sua profunda experiência em IA e o seu histórico de expansão de empresas de tecnologia tornam-na a parceira ideal para nos ajudar a acelerar a nossa inovação em IA. Estamos entusiasmados por aprofundar as nossas raízes no próspero ecossistema tecnológico de Portugal, ao mesmo tempo que proporcionamos ainda mais valor aos nossos clientes em todo o mundo.”

Também Stephan de Moraes se mostra satisfeito com esta nova colaboração. “Estamos muito felizes por apoiar a PandaDoc, líder global na categoria de gestão de documentos. A sua significativa presença em Portugal e o seu impulso de expansão encaixam bem na nossa estratégia de apoiar o ecossistema local e gerar excelentes retornos para os nossos investidores, tanto em investimentos em fase inicial como em fase mais avançada. Estamos ansiosos por trabalhar com Mikita e a sua equipa para assim continuarem a construir a sua presença na Europa”, remata o líder da Indico.

Mais Artigos