Em janeiro de 2012, a Forbes lançou a primeira lista dos 30 Under 30 para destacar os fundadores e líderes que estão a construir o próximo grande sucesso. Desde então, todos os anos, a icónica lista celebra os melhores jovens talentos de 20 setores diferentes que estão a moldar o futuro dos negócios e da cultura.
Inúmeros participantes da lista alcançaram um sucesso impressionante nos negócios, na ciência, na tecnologia e no showbiz. Mas apenas 46 ex-participantes foram tão bem-sucedidos que entraram para o seleto grupo dos bilionários do mundo. Nos últimos 15 anos, os mais brilhantes desses jovens astros globais acumularam fortunas de 10 dígitos em áreas que vão desde as redes sociais e a tecnologia financeira até o retalho e, no caso de Taylor Swift, o estrelato mundial. Mas nada criou tanta riqueza a um ritmo tão sem precedentes como o atual fervor pela inteligência artificial (IA), que é uma das principais razões pelas quais 19 desses ex-alunos super-ricos se tornaram bilionários desde o início do ano.
Em homenagem à 15.ª edição anual da lista Forbes 30 Under 30, a Forbes norte-americana lançou também a lista dos 15 bilionários notáveis com menos de 30 anos, seguida da lista completa dos ex-nomeados bilionários.

1. Zhang Yiming
Fortuna: 54,87 mil milhões de euros
Ano em que apareceu na lista 30 Under 30: 2013
Idade: 42
Num apartamento alugado em Pequim, Zhang fundou a ByteDance (agora empresa-mãe da TikTok) em 2012. A empresa lançou inicialmente uma aplicação de agregação de notícias chamada Toutiao, que garantiu a Zhang um lugar na lista Forbes Under 30 da China em 2013, aos 29 anos. Em 2017, a sua aplicação de partilha de vídeos TikTok foi lançada globalmente. Zhang foi nomeado bilionário pela Forbes pela primeira vez em 2018, após um investimento da General Atlantic que avaliou a ByteDance em 20 mil milhões de dólares (17 mil milhões de euros). A viralidade da empresa elevou sua avaliação para 480 mil milhões de dólares (cerca de 408 mil milhões de euros). Zhang, que deixou o cargo de CEO e presidente em 2021, tem uma fortuna de 54,87 mil milhões de euros, o que o torna a 26.ª pessoa mais rica do mundo atualmente.

2. Patrick Collison
Fortuna: 8,67 mil milhões de euros
30 Under 30: 2016
Idade: 37
Collison e o seu irmão John tornaram-se milionários ainda adolescentes na Irlanda, quando venderam a sua primeira empresa em 2008. Dois anos depois, enquanto estudantes do MIT, lançaram a startup de tecnologia financeira Stripe para permitir que empresas e comerciantes aceitassem pagamentos online. Ou, como Collison disse anteriormente à Forbes, “para acelerar a economia da Internet como um todo, para aumentar o PIB da Internet”. Gradualmente transformaram o projeto numa plataforma financeira completa que ajuda empresas em tarefas como a gestão (e automatização) de pagamentos recorrentes e assinaturas. Onze meses após aparecerem na lista Under 30 Europe, tornaram-se bilionários quando a empresa foi avaliada em mais de 9 mil milhões de dólares (7,65 mil milhões de euros). Agora está avaliada em 77,8 mil milhões de euros.

3. Daniel Ek
Fortuna: 7,38 mil milhões de euros
30 Under 30: 2012
Idade: 42
O entusiasta da música sueco apareceu na primeira capa da Forbes Under 30 graças à sua startup de streaming Spotify, que já era então uma potência global. Ek já tinha vendido a sua primeira empresa de software analítico, a Advertigo, por 2 mil milhões de dólares em 2006. A recém-conquistada liberdade – e dinheiro – para fazer o que quisesse levou-o a tocar música e, eventualmente, a tentar resolver os problemas que assolavam a indústria musical na época: a pirataria ilegal estava fora de controlo, os consumidores não compravam CDs e as novas plataformas digitais permitiam que os ouvintes comprassem músicas avulsas em vez de álbuns completos. O Spotify abriu capital em 2018 e Ek tornou-se bilionário logo depois disso. A receita da empresa atingiu cerca de 15 mil milhões de euros em 2024, ajudando a impulsionar as ações em 100% no último ano. Ele deixou o cargo de CEO em 2025.

4. Melanie Perkins
Fortuna: 6,53 mil milhões de euros
30 Under 30: 2016
Idade: 38
Qualquer pessoa pode ser um artista com o Canva, de Perkins. A cofundadora australiana lançou a plataforma de design digital em 2013, depois de perceber que as ferramentas de design eram muito complexas e caras. O software fácil de usar agora permite que indivíduos e clientes criem websites, gráficos, projetem e imprimam produtos e editem campanhas de redes sociais. Uma avaliação de mais de 34 mil milhões de euros da empresa de design colocou-a no ranking dos bilionários em 2021 — muito diferente da avaliação de 140,7 milhões de euros da startup em 2015, pouco antes de Perkins ser nomeada para a lista 30 Under 30.

5. Vlad Tenev
Fortuna: 5,32 mil milhões de euros
30 Under 30: 2016
Idade: 38
Filho de dois funcionários do Banco Mundial, Tenev e o seu colega de turma em Stanford, Baiju Bhatt, criaram em 2013 um modelo de negociação divertido e fácil de usar, sem comissões, com o objetivo de democratizar o setor. Chamado Robinhood, revolucionou o setor de corretagem. Os dois cofundadores tornaram-se bilionários após a empresa abrir capital em 2021, mas logo perderam as suas posições. Agora, abraçando investimentos baseados em IA, a sua fortuna cresceu seis vezes no último ano. Próximo passo: uma versão beta da plataforma social focada em finanças, “Robinhood Social”, prevista para 2026.

6. Josh Kushner
Fortuna: 4,47 mil milhões de euros
30 Under 30: 2017
Idade: 40
Muito antes de o seu irmão Jared se tornar conselheiro do seu sogro Donald Trump (no primeiro mandato) e do seu pai, o promotor imobiliário Charles Kushner, ser nomeado embaixador de França, o MBA de Harvard fundou a sua própria empresa de capital de risco, a Thrive Capital, em 2009. Desde então, tornou-se uma das empresas mais influentes, apoiando empresas como Instagram, Spotify, Stripe e OpenAI. Entre os investidores da Thrive estão o CEO da Disney, Bob Iger, o cofundador da KKR, Henry Kravis, e a pessoa mais rica da Índia, Mukesh Ambani. Kushner apareceu pela primeira vez no ranking dos bilionários em 2022.

7. Palmer Luckey
Fortuna: 3,01 mil milhões de euros
30 Under 30: 2014
Idade: 33
Nascido em Long Beach, Califórnia, e educado em casa, construiu o seu primeiro headset de realidade virtual aos 16 anos. Vendeu a sua startup Oculus VR ao Facebook em 2014 e saiu dois anos depois. O seu próximo empreendimento, Anduril, é uma empresa de tecnologia de defesa que armou a Ucrânia e está a usar IA para modernizar as forças armadas. A empresa foi avaliada pela última vez em 26 mil milhões de euros em junho de 2025.

8. Kevin Systrom
Fortuna: 1,98 mil milhões de euros
30 Under 30: 2012
Idade: 41
O Instagram ainda estava na sua infância quando o cofundador Systrom, agora com 41 anos, foi destaque na edição inaugural da 30 Under 30 em 2012. Quatro meses depois, o empreendedor vendeu a sua aplicação de partilha de fotos ao Facebook num negócio de mil milhões de dólares, com ações do Facebook incluídas. Ele entrou para o clube dos bilionários em agosto de 2016, quando o seu stock de ações do Facebook disparou, e continuou a dirigir o Instagram até 2018. Ele cofundou a aplicação de feed de notícias Artifact em 2023 e vendeu-a um ano depois ao Yahoo.

9. Brendan Foody
Fortuna: 1,89 mil milhões de euros
30 Under 30: 2025
Idade: 22
Foody cofundou a Mercor, que contrata especialistas para treinar sistemas de IA, em 2023, com Adarsh Hiremath e Surya Midha, colegas da sua equipa de debate do ensino secundário. A startup de São Francisco, cujos clientes incluem a OpenAI e o Google, arrecadou 298 milhões de euros em outubro, com uma avaliação de 8,5 mil milhões de euros. Isso tornou o trio, todos com 22 anos, os bilionários mais jovens que fizeram fortuna por conta própria, superando até mesmo Mark Zuckerberg, que alcançou esse status aos 23 anos. “É definitivamente uma loucura”, diz Foody, que é o CEO da Mercor. “Parece muito surreal. Obviamente, está além da nossa imaginação mais ousada.”

10. Sam Altman
Fortuna: 1,72 mil milhões de euros
30 Under 30: 2015
Idade: 40
O lendário CEO da OpenAI não tem participação acionária na gigante da IA que está a remodelar grande parte do mundo. A sua fortuna vem de dezenas de investimentos iniciais em empresas como Stripe, Reddit e Oklo, todas elas iniciadas na famosa aceleradora Y Combinator, onde ele era sócio e, mais tarde, sucessor praticamente desconhecido e escolhido a dedo pelo fundador Paul Graham. O desistente de Stanford fundou a sua própria empresa, a rede social Loopt, em 2005, que vendeu sete anos depois. O CEO agora tem como objetivo lançar uma versão do iPhone com IA em menos de dois anos, unindo forças com Jony Ive, ex-diretor de design da Apple.

11. Vivek Ramaswamy
Fortuna: 1,55 mil milhões de euros
30 Under 30: 2014
Idade: 40
O ex-candidato à presidência e, por um breve período, codiretor do DOGE com Elon Musk, está a concorrer ao cargo de governador de Ohio com o apoio de Trump. Antes de entrar na política, negociava ações de biotecnologia para um hedge fund. Em 2015, abriu o capital de um medicamento especulativo para Alzheimer (que mais tarde fracassou) numa oferta pública inicial (IPO) de 3 mil milhões de dólares. Ramaswamy saiu em 2021 para escrever o best-seller “Woke, Inc.” e fundou a empresa de investimentos anti-woke Strive. Tornou-se bilionário em 2024. A sua fortuna disparou desde então graças à sua participação na Roivant.

12. Taylor Swift
Fortuna: 1,37 mil milhões de euros
30 Under 30: 2012
Idade: 35
Quando Swift foi reconhecida na lista 30 Under 30, a Forbes informou que ela arrecadou cerca de 38 milhões de euros com os seus três álbuns na época – todos platina. O estrelato continuou. Em 2019, sua gravadora Big Machine Records vendeu os direitos de seus seis primeiros álbuns de estúdio para a empresa de private equity Shamrock Capital. Ela travou uma batalha (muito pública) e começou a regravar as suas próprias músicas. Swift continuou a lançar novas músicas, o que levou à sua épica e recorde “Eras Tour”, que começou em 2023, onde ela fez um concerto de quase quatro horas por três noites todos os fins de semana durante dois anos, em todo o mundo. Essa digressão arrecadou uma receita sem precedentes de 2 mil milhões de dólares (cerca de 1,7 mil milhões de euros) em vendas de bilhetes. Ela usou parte desse dinheiro para uma doce vingança, recomprando os seus seis primeiros álbuns, estimados em mais de 300 milhões de euros, em maio deste ano.

13. Lucy Guo
Fortuna: 1,2 mil milhões de euros
30 Under 30: 2018
Idade: 31
A Scale AI rinha arrecadado menos de 5 milhões de dólares quando Guo, então com 23 anos, e o cofundador Alexandr Wang, então com 20, entraram na lista 30 Under 30 de 2018. Logo depois, ela foi expulsa da empresa no seguimento de uma discussão com Wang. Sabiamente, manteve a sua participação na Scale, mesmo quando começou a construir a Passes, uma plataforma de conteúdo para criadores que concorre com a OnlyFans. Oito anos depois, a Scale é uma gigante de IA avaliada em 24,7 mil milhões de euros, o suficiente para tornar Guo a bilionária mais jovem do mundo que fez fortuna por conta própria. “Você tem de ser a maior apoiante do seu cofundador”, disse sobre a sua saída da Scale.

14. Steve Huffman
Fortuna: 1,03 mil milhões de euros
30 Under 30: 2013
Idade: 42
Há exatamente duas décadas, Huffman cofundou o fórum de discussões online Reddit com o seu colega de quarto na Universidade da Virgínia, Alexis Ohanian. Um ano após a fundação, a dupla vendeu a startup à Conde Nast por cerca de 10 milhões de dólares. Huffman deixou o Reddit em 2009 e voltou em 2015 como CEO. Uma decisão inteligente. Em março passado, o Reddit abriu o capital na Bolsa de Valores de Nova Iorque, em uma oferta pública inicial otimista, com as ações a subir quase 48% no primeiro dia. Embora os analistas depressa se tenham tornado um pouco mais críticos, o generoso pacote de remuneração em ações de Huffman tornou-o bilionário um ano depois.

15. Shayne Coplan
Fortuna: 858 milhões de euros (mil milhões de dólares)
30 Under 30: 2025
Idade: 27
Coplan teve a ideia do Polymarket em 2020: uma plataforma onde qualquer pessoa pode apostar em literalmente qualquer coisa, desde jogos desportivos a prémios de entretenimento ou até mesmo eleições presidenciais. Quando ele entrou na lista 30 Under 30 no ano passado, o Polymarket tinha sido banido dos EUA por operar em mercados não registados. E quando as suas previsões coletivas previram com precisão a vitória presidencial de Donald Trump, o FBI invadiu as residências de Coplan sob suspeita de que ele estava a permitir que usuários dos EUA usassem a sua plataforma. Agora, um ano depois, a Polymarket ostenta uma avaliação de 7,7 mil milhões de euros depois de a Intercontinental Exchange, de Jeff Sprecher, ter investido 1,7 mil milhões de euros na startup em outubro. Parcerias com o Google estão em andamento, mas a Polymarket ainda não é legal nos EUA.
Saiba quem são os restantes ex-nomeados da lista norte-americana que alcançaram a casa dos 10 dígitos desde que foram reconhecidos pela Forbes:
John Collison
Justin Sun
Liu Jiangkang
Ankur Jain
Alexandr Wang
Joe Lonsdale
Fred Ehrsam
Evan Spiegel
Drew Houston
Adarsh Hiremath
Surya Midha
Alex Bouaziz
Bobby Murphy
Byunghoon Kim
Dylan Field
Andy Fang
Ben Silbermann
LeBron James
Sualeh Asif
Arvid Lunnemark
Aman Sanger
Michael Truell
Apoorva Mehta
Ryan Israel
Piotr Dabkowski
Mati Staniszweski
Jacob DeWitte
Stanley Tang
Harshil Mathur
Rihanna
Evan Wallace





