A Igreja do Convento de São Francisco em Portalegre recebe, nos dias 5 e 6 de dezembro, o evento “Vinhos de Altitude – Serra de São Mamede”.
Organizada pela Câmara Municipal de Portalegre, em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, esta 4.ª edição reúne cerca de duas dezenas de produtores e mais de uma centena de vinhos de altitude da sub-região de Portalegre em prova, abrindo portas na sexta-feira às 18h e no sábado às 16h00.
A programação inclui provas, lançamentos, momentos gastronómicos, mas também vários momentos culturais: dança contemporânea, música tradicional, jazz, flamenco, música de câmara e atuações de artistas locais e convidados.
“Vinhos de Altitude – Serra de São Mamede” celebra o terroir da serra alentejana e afirma Portalegre também como destino vínico.
Para completar a oferta, o parque descoberto do Convento de São Francisco acolhe o espaço gastronómico “Vinhos de Altitude & Chefs com Atitude”, dedicado à cozinha de autor. Nesta edição, os chefs José Júlio Vintém, Duarte Gueifão, Tânia Florentino e Luís Realinho apresentam propostas inspiradas no património gastronómico do Alto Alentejo.
Já o ciclo “Palestras & Conversas” inclui uma conferência do sommelier Manuel Moreira e duas mesas redondas dedicadas aos desafios da viticultura em contexto de alterações climáticas e à crescente relevância do enoturismo para o desenvolvimento regional.
A sub-região de Portalegre é uma das oito sub-regiões da denominação de origem (DOC) Alentejo, conhecida pela produção de vinhos de altitude. As restantes sub-regiões do Alentejo são Borba, Redondo, Reguengos, Vidigueira, Évora, Granja/Amareleja e Moura.





