TOP of the WEEK: Quando a IA provoca, lidera e redefine o poder

🗞️ 7 notícias a não esquecer Na passada segunda-feira, Elon Musk provocou Jeff Bezos, chamando o ex-CEO da Amazon de “imitador”, após uma notícia de que Bezos seria um dos diretores executivos do Project Prometheus, uma nova startup multimilionária de inteligência artificial (IA) que ele está a financiar parcialmente.   A gestora portuguesa Paula Barriga que…
ebenhack/AP
Da picardia entre Elon Musk e Jeff Bezos à chegada de novos players ao imobiliário e à estética em Portugal, a semana ficou marcada por leilões milionários, avanços na inteligência artificial e líderes que defendem que tudo começa no autoconhecimento.
TOP of the WEEK

🗞️ 7 notícias a não esquecer

Conteúdo do artigo

Na passada segunda-feira, Elon Musk provocou Jeff Bezos, chamando o ex-CEO da Amazon de “imitador”, após uma notícia de que Bezos seria um dos diretores executivos do Project Prometheus, uma nova startup multimilionária de inteligência artificial (IA) que ele está a financiar parcialmente.

 

A gestora portuguesa Paula Barriga que lidera a filial espanhola da farmacêutica Novo Nordisk é apaixonada pelo tema da liderança e acredita que esta tem de começar primeiro em nós. Defende o autoconhecimento como o ponto de partida para criar um bom líder.

 

A Christie’s vendeu o diamante Mellon Blue, uma pedra Fancy Vivid Blue de 9,51 quilates, por 25,5 milhões de dólares, estabelecendo o terceiro valor mais elevado alguma vez alcançado pela leiloeira para um diamante azul vívido. Por seu lado, noutra história, a mesma leiloeira suspendeu a venda, que estava prevista acontecer em Paris, da primeira calculadora mecânica da História, criada pelo matemático francês Blaise Pascal em 1642. A decisão surge depois de a justiça francesa ter proibido a saída de França desta máquina, avaliada entre dois e três milhões de euros e na posse de um privado. Nesta semana de vários leilões, foi vendida uma sanita totalmente feita em ouro de 18 quilates criada pelo artista italiano Maurizio Cattelan.

Conteúdo do artigo

A Merz Aesthetics, empresa que atua na área da medicina estética com mais de 115 anos de história e presença em mais de 90 países, apresentou-se oficialmente em Portugal. Em entrevista à Forbes Portugal, a diretora de Inovação e Marca Corporativa e Country Manager Interina da Merz Aesthetics Iberia, Marta Calderón, explica a estratégia que vai ser seguida.

 

A Corcoran Atlantic, afiliada do norte-americano Corcoran Group LLC, anunciou a entrada no mercado português com a abertura do primeiro escritório físico no centro de Lisboa. A Corcoran Atlantic vai comercializar imóveis de luxo e, de acordo com o comunicado, “empreendimentos imobiliários de referência, em parceria com promotores e proprietários de destaque”, com foco nas regiões de Lisboa, Porto, Comporta, Algarve e Madeira.

 

Conteúdo do artigo

Com um percurso voltado para a tecnologia e inteligência artificial (IA), Guillaume Laporte deu os primeiros passos da sua carreira com uma empresa de IA criada por si próprio. Agora, abraçou o desafio da Foundever e tornou-se diretor de inteligência artificial da empresa. “Dentro de cinco a dez anos, sempre que ligar para uma marca será como falar com um hotel de cinco estrelas”, graças à IA: “Não terá que esperar, eles atenderão o telefone muito rapidamente, proporcionarão uma ótima experiência e uma ótima resolução”, afirma.

 

Num mundo repleto de incertezas na dinâmica comercial, a língua portuguesa é um trunfo para o sucesso dos negócios, reconheceu Joana Gaspar, responsável da AICEP, no EuroAmericas Forum 2025, que se realizou na Nova SBE, em Carcavelos.


🧐 A frase da semana

Conteúdo do artigo

“Hoje toda a gente quer viver na Europa porque há capacidade crítica que origina inovação: é essa a nossa força e por isso deveríamos concentrarmo-nos nessas vantagens. O talento sobressai em democracias”, declara Dorota Barys, embaixadora da Polónia em Portugal, no EuroAmericas Forum 2025, que a Forbes acompanhou esta semana e que decorreu na Nova SBE, em Carcavelos.


✔️ O positivo

Medida aprovada no Parlamento irá permitir a dedução à coleta do IRS de 15% do IVA suportado na compra de livros, idas ao teatro, bilhetes de concertos e espetáculos de dança, bem como de entradas em museus e monumentos históricos, e ainda de gastos em atividades de bibliotecas e arquivos.

❌ O negativo

Conteúdo do artigo

Portugal não está a conseguir abrandar a tendência de emigração dos portugueses, sobretudo das gerações mais jovens e mais qualificados. Apesar da degradação das remunerações ser um dos motivos, há outras situações que os colaboradores valorizam, como um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.


📖 A LER

Luísa Castel-Branco regressa à ficção com “Se Este Foi o Meu País”, um romance que é “um murro no estômago” e uma viagem ao Portugal do Estado Novo através das vozes das mulheres que o habitaram. Falámos com a escritora, numa conversa franca, sem filtros, que nos levou a viajar do passado até aos nossos dias.

📻 A OUVIR

O grupo brasileiro Menos é Mais regressa a Portugal em maio de 2026 com dois concertos, após uma digressão europeia esgotada que reforçou a sua expansão internacional e consolidou o pagode como um fenómeno global nas plataformas digitais e nas arenas onde atua.

🎥 A VER

Conteúdo do artigo

O realizador Sérgio Graciano está a dar vida a uma das figuras mais queridas e enigmáticas da música portuguesa: Carlos Paião. O filme “Playback”, atualmente em rodagem, promete ser uma celebração da irreverência, talento e singularidade do artista que pôs o país inteiro a cantar “Playback” no início dos anos 80 — e que, mais de três décadas após a sua morte, continua a inspirar novas gerações.

🍲A SABOREAR

Como é habitual todos os anos, a casa de champagne Dom Pérignon lança uma edição limitada em colaboração com um artista prestigiado. A escolha este ano recaiu no japonês Takashi Murakami.

Bom fim de semana!!

Mais Artigos