Companhia aérea Emirates investe 38 mil milhões em 65 novos Boeing 777

A Emirates não é apenas a companhia aérea mais lucrativa do mundo: é também a maior cliente do fabricante de aviões norte-americano Boeing, tendo já encomendado 280 aeronaves da gama 777, alguns deles aviões cargueiros. A companhia aérea do Dubai acaba agora de anunciar que chegou a acordo com a marca fabricante que atravessa dificuldades…
ebenhack/AP
A companhia aérea do Dubai afirma está comprometida com a sustentabilidade do fabricante de aviões norte americano Boeing, adquirindo mais uma frota que deverá receber até 2038. A Emirates já é o maior operador do mundo de Boeing 777.
Negócios

A Emirates não é apenas a companhia aérea mais lucrativa do mundo: é também a maior cliente do fabricante de aviões norte-americano Boeing, tendo já encomendado 280 aeronaves da gama 777, alguns deles aviões cargueiros. A companhia aérea do Dubai acaba agora de anunciar que chegou a acordo com a marca fabricante que atravessa dificuldades financeiras contribuindo para a sua viabilidade financeira. A Emirates encomendou 65 aviões Boeing 777-9 adicionais, equipados com motores GE9X, no valor de 38 mil milhões de dólares (cerca de 32,8 mil milhões de euros) a preços de mercado.

Esta nova encomenda junta-se a outras já feitas, elevando o total da carteira a 315 aviões de longo curso. Foram encomendados à empresa 270 Boeing 777Xs, 10 Boeing 777 cargueiros e 35 Boeing 787, às quais ainda se juntou uma encomenda de motores GE9X à GE Aerospace para um total de 540 unidades, incluindo as 130 unidades adicionais assinadas esta semana, no dia abertura do Dubai Airshow 2025.

Contrariamente à Emirates, que é uma das empresas mais lucrativas do mundo no setor dos transportes, a Boeing atravessa sérias dificuldades financeiras, tendo perdido cerca de mil milhões de dólares (cerca de 863 milhões de euros) por mês durante o exercício de 2024, sendo este o seu pior resultado desde 2020. Só no mês de dezembro do ano passado, a companhia registou prejuízos na ordem dos 3, 8 mil milhões de dólares (cerca de 3,28 mil milhões de euros).

“Cada uma das aeronaves encomendadas foi cuidadosamente considerada no plano de expansão da Emirates, que está alinhado com os planos de crescimento do Dubai. Operar uma frota jovem e moderna com produtos de cabine inovadores sempre foi um pilar da estratégia da Emirates (…),”, diz sheikh Ahmed bin Saeed Al Maktoum, presidente e diretor executivo da Emirates Airlines.

Em comunicado, a Emirates refere que este é um compromisso a longo prazo com a indústria aeroespacial norte-americana, apoiando a manter milhares de empregos qualificados no setor. Este acordo comercial apoio também o desenvolvimento do novo modelo, o 777-10, já que a companhia aérea pode converter parte da encomenda dos 777-9 em 777-10. A empresa de transportes aéreos revela ainda que ao logo das quatro décadas da sua atividade, operou todos os modelos da família Boeing 777, tendo hoje a maior frota do mundo de aviões 777 equipada com motores GE90. A Emirates prevê receber os novos aparelhos, produzidos em várias regiões dos Estados Unidos, até 20238.

“Cada uma das aeronaves encomendadas foi cuidadosamente considerada no plano de expansão da Emirates, que está alinhado com os planos de crescimento do Dubai. Operar uma frota jovem e moderna com produtos de cabine inovadores sempre foi um pilar da estratégia da Emirates, e esperamos continuar a trabalhar em estreita colaboração com a Boeing para receber a entrega dos nossos primeiros 777-9 a partir do segundo trimestre de 2027, e para equipar as nossas aeronaves mais recentes com produtos a bordo de última geração e líderes da indústria”, refere, a propósito deste acordo, o sheikh Ahmed bin Saeed Al Maktoum, presidente e diretor executivo da Emirates Airlines.

Já Stephanie Pope, presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes, refere que “Estamos profundamente honrados que a Emirates tenha selecionado mais uma vez o Boeing 777 para impulsionar o seu futuro, à medida que a companhia aérea renova a sua frota de classe mundial e expande a sua elogiada rede global. A Boeing tem sido um orgulhoso apoiante da Emirates nos últimos 40 anos, à medida que se tornou uma das principais companhias aéreas do mundo e desenvolveu uma reputação de excelência e inovação. Esperamos fortalecer a nossa parceria e que a Emirates voe com aeronaves Boeing nas próximas décadas”.

Mais Artigos