No mundo empresarial, a palavra “outsourcing” ainda carrega uma conotação redutora: contratação de serviços externos para necessidades imediatas. Porém, num sector em que a velocidade da inovação tecnológica exige mais do que a mera gestão de recursos humanos, a Wondercom está a desafiar o status quo. A empresa, com 26 anos de experiência em Portugal, construiu uma proposta que vai muito além do tradicional, ao colocar o conhecimento tecnológico no centro do outsourcing.
Este posicionamento ímpar permitiu crescer de forma sustentada no último ano, registando um aumento de 10% de faturação. Tudo graças a uma estratégia única que alia profundidade técnica, visão de futuro e parcerias de longo prazo.
Tal tem por base, segundo Vera Vicente, diretora de outsourcing do grupo, o facto de a Wondercom “ter raízes profundas na engenharia de telecomunicações e IT, sendo esse ADN que nos distingue”, sendo que essa herança técnica significa “que compreendemos verdadeiramente os desafios dos clientes e, com rigor, identificamos e validamos os perfis adequados a cada projeto”.
Consultoria de recursos e parceiro tecnológico
Por outro lado, o modelo de outsourcing da Wondercom rompe com a lógica tradicional das consultoras de RH, pois, em vez de se limitar a “alocar pessoas”, desenvolve projetos próprios, investe em certificações internacionais e constrói uma relação de cocriação com os clientes.
Nuno Gomes, Senior Business Development Manager de Outsourcing da empresa, sublinha esse “posicionamento verdadeiramente diferenciador”, através da posse de “know–how tecnológico sólido in-house, desenvolvimento de software e aposta continua na certificação como pilar de confiança e qualidade.”
Entre as certificações encontram-se parcerias com marcas de excelência, como “Cisco, Microsoft, Fortinet, Palo Alto, Bosch e Huawei”. Além disso, “a empresa é detentora de normas internacionais ISO, incluindo Qualidade (9001), Gestão Ambiental (14001) e Saúde e Segurança no Trabalho (45001), estando já na fase final de implementação da ISO 27001 (Segurança da Informação)”, enumera Nuno Gomes.
Soluções à medida
Um verdadeiro caso de sucesso é a relação da Wondercom com a Vodafone e ilustra o que é ser um verdadeiro parceiro, pois, como sublinha Vera Vicente: “O nosso grupo não é apenas um prestador de serviços. É o principal parceiro tecnológico”.
No fundo, a cooperação vai muito além da colocação de perfis técnicos: envolve cocriação de soluções, responsabilidade sobre áreas críticas de operação e a presença contínua nos processos de inovação.
Essa proximidade, aliada à consistência técnica, torna a Wondercom líder no ecossistema tecnológico português. Mas, para isso, a atuação não se limita às telecomunicações, uma vez que a empresa estende os serviços a sectores como “energia, banca, seguros, retalho e consultoria”, indica Vera Vicente, e “com a mesma capacidade de adaptar soluções às especificidades de cada sector e/ou cliente”.
Outsourcing em transformação
O contexto em que a Wondercom opera é altamente desafiante e a escassez de talento qualificado, a aceleração da transformação digital e o aumento da complexidade da cibersegurança criam uma pressão inédita sobre as organizações. Perante isso, os clientes procuram parceiros que acrescentem valor real, com competências técnicas robustas e visão estratégica.
Nesse sentido, a resposta da Wondercom passa pela ação de outra empresa do grupo, a Knowledgeworks, especializada em outsourcing IT. Através desta vertente, o grupo “reforça a aposta em tecnologias de ponta e equipas altamente qualificadas, capazes de dar resposta às novas exigências da transformação digital” refere Nuno Gomes, assegurando que a empresa está “estrategicamente posicionada para se expandir, criar novas parcerias e acrescentar valor diferenciador aos projetos dos clientes”.
Revolução silenciosa
Se, como sabemos, o outsourcing tecnológico atravessa um ponto de viragem, estando inserido num mercado cada vez mais competitivo, muitas empresas oferecem soluções superficiais. Mas é neste ambiente que a Wondercom surge como um player autêntico, com substância e consistência.
“Num sector onde a aparência técnica muitas vezes suplanta a substância, a Wondercom afirma-se como referência de autenticidade e competência. A nossa revolução é silenciosa, mas está a acontecer – através de projetos exigentes, equipas qualificadas e uma visão estratégica que alia tecnologia, talento e transformação”, reforça Vera Vicente.
Por isso, com crescimento sustentado, parcerias estratégicas e um modelo de negócio que valoriza tanto o rigor técnico quanto a inovação contínua, a Wondercom posiciona-se não apenas como uma empresa de outsourcing, mas como um catalisador da transformação tecnológica em Portugal, sendo um nome incontornável no presente e futuro do sector.
Este conteúdo foi produzido em parceria com a Wondercom.





