O livro “Do Zero ao Império – A jornada de um visionário” é uma biografia que revela os bastidores da vida de Leonel Simões, o homem que impulsionou a construção do maior operador de transporte e logística da Península Ibérica a operar em Portugal: o Grupo Luís Simões. O livro foi lançado este domingo, na FNAC do Chiado, num evento que contou com a presença do administrador do Grupo e da autora do livro, a sua filha Cátia Simões.
Durante décadas, Leonel Simões manteve-se longe dos holofotes, mas foi peça-chave no crescimento do Grupo Luís Simões. Nesta obra, Leonel Simões, administrador e principal dinamizador da empresa fundada pela família, desvenda o percurso, os desafios e as estratégias que marcaram o sucesso do grupo e deixa conselhos às novas gerações de líderes.

Quase a fazer 80 anos, Leonel Simões partilha os segredos que transformaram uma pequena empresa familiar de três camiões, fundada em Loures, em 1948, num gigante logístico com mais de 2.700 colaboradores, 1.700 veículos, 33 centros logísticos e presença em mais de 40 localizações. Em 2024, o Grupo percorreu 87,4 milhões de quilómetros, distribuiu 7 milhões de toneladas de produtos e geriu mais de 14.500 expedições diárias.
O livro é escrito pela sua filha mais nova, Cátia Simões — também ela empreendedora e líder de equipas a nível europeu, numa viagem que cruza história, sociedade, família e liderança.
O Grupo Luís Simões, 100% familiar, é hoje líder nos fluxos rodoviários entre Portugal e Espanha, com um volume de negócios de 300 milhões de euros em 2024 — um crescimento de 7,8% face ao ano anterior. Este ano, as estimativas apontam para que o volume de negócios volte a crescer e atinja os cerca de 315 milhões de euros, confirmando a trajetória ascende do Grupo e o sucesso da entrada da 3ª geração. Em novembro de 2024, o Grupo alcançou o 3.º lugar no ranking setorial de empresas de Transporte de Mercadorias e Logística em Portugal, segundo a 4.ª edição do Merco Portugal.





