A América vai a leilão. Não, não se trata do continente, mas de uma peça exclusiva do artista italiano Maurizio Cattelan, o mesmo que vendeu uma banana com fita cola, intitulada de Comedian, por 6,2 milhões de dólares (cerca de 5,33 milhões de euros). A América é uma sanita totalmente feita em ouro de 18 quilates, que pesa cerca de 100 quilos e funciona como qualquer outra de cerâmica. Trata-se da sanita mais valiosa do mundo, embora o artista conceptual tenha criado duas peças idênticas, dupla a que deu o nome de América.
A primeira versão da peça foi exibida pela primeira vez em 2016, no Museu Guggenheim, tendo sido instalada numa casa de banho que atraiu inúmeros visitantes. A peça foi depois roubada em Inglaterra, no Palácio Blenheim, tendo-se perdido o rasto da mesma – desconfia-se que terá sido derretida. A segunda sanita, a obra que está agora listada num leilão da leiloeira Sotheby’s foi para as mãos de um colecionador particular, em 2017, desconhecendo-se, até agora, quem seria o comprador. A obra de arte de Cattelan foi adquirida Marian Goodman Gallery, que nunca divulgou o nome do colecionador. Ao que parece, o mistério foi agora desvendado, apesar da Sotheby’s não confirmar a sua identidade: a peça em ouro está a ser colocada à venda, tendo por base de licitação o valor de 10 milhões de dólares (cerca de 8,6 milhões de euros), pelo bilionário norte-americano dono da equipa New York Mets, Steve Cohen.
Maurizio Cattelan é um dos artistas mais conceituados e polémicos da sua geração. Nascido em 1960, na Itália, é conhecido pelo seu humor provocativo e critica social.
O leilão terá lugar na nova sede da leiloeira, na Madison Avenue, em Nova Iorque, e acontece já no dia 18 de novembro. Será um evento noturno de arte contemporânea e a empresa tem esperança que gere tanto interesse como a famosa banana presa com fita-cola. Estima-se que a sanita América supere largamente o valor base, já que o ouro, ao preço atual, valerá mais de 13 milhões de dólares (cerca de 11,18 milhões de euros). A leiloeira já anunciou que aceita pagamento em criptomoedas.
Steve Cohen é fundador e presidente da Point72, uma empresa de gestão de ativos que faz investimentos em área como o entretenimento, a tecnologia militar e produtos farmacêuticos. É um colecionador conhecido, com várias obras no seu portefólio.
Já Maurizio Cattelan é um dos artistas mais conceituados e polémicos da sua geração. Nascido em 1960, na Itália, é conhecido pelo seu humor provocativo e critica social. Antes de se tornar artista autodidata, trabalhava como fabricantes de móveis. Outra das suas peças que se tornaram famosas foi a Him, uma escultura de Hitler vendida em 2016 por 17,2 milhões de dólares (14,8 milhões de euros).





