Dona do Pingo Doce entra no capital de empresa norueguesa produtora de bacalhau

O grupo Jerónimo Martins, que detém as lojas Pingo Doce, vai entrar no capital da empresa norueguesa produtora de bacalhau em aquacultura, Norcod. A operação vai implicar um investimento de cerca de 13,5 milhões de euros. Em comunicado, a que a Forbes Portugal teve acesso, a Norcod anunciou que vai realizar uma assembleia-geral de acionistas…
ebenhack/AP
A Jerónimo Martins vai reforçar a aposta no negócio da aquicultura com a entrada no capital da produtora norueguesa de bacalhau, Norcod. Através do aumento de capital da empresa norueguesa, a Jerónimo Martins Agro-Alimentar será a principal acionista com uma participação de 18,06%.
Negócios

O grupo Jerónimo Martins, que detém as lojas Pingo Doce, vai entrar no capital da empresa norueguesa produtora de bacalhau em aquacultura, Norcod. A operação vai implicar um investimento de cerca de 13,5 milhões de euros.

Em comunicado, a que a Forbes Portugal teve acesso, a Norcod anunciou que vai realizar uma assembleia-geral de acionistas extraordinária, a realizar até 26 de novembro, para deliberar sobre aumento de capital avaliado em 157 milhões de coroas norueguesas (cerca de 13,46 milhões de euros, ao câmbio atual) que será subscrito na totalidade pela Jerónimo Martins Agro-Alimentar.

Depois desta operação, a subsidiária do grupo liderado por Pedro Soares dos Santos passará a ser o principal acionista da Norcod com uma participação de 18.06%. nos termos do negócio, a Jerónimo Martins Agro-Alimentar 12,375 coroas por cada ação, pelas 12.707.454 novas ações que a empresa norueguesa irá emitir.

A produtora norueguesa explica que este investimento é “um marco importante para a Norcod, acelerando significativamente a trajetória de crescimento da empresa, fortalecendo a sua base de acionistas e estabelecendo as bases para o que poderá evoluir para uma parceria estratégica de longo prazo com um dos grupos de retalho alimentar mais respeitados e bem-sucedidos da Europa”.

O conselho de administração da empresa sedeada na cidade norueguesa de Trondheim e fundada em 2018 detalha ainda em comunicado que depois de “cuidadosa análise” concluiu que esta operação “é do melhor interesse da empresa e dos seus acionistas”. Entre os fatores que foram considerados está “a importância de garantir uma parceria estratégica com a Jerónimo Martins Agro-Alimentar e o valor que tal investidor traz para a Norcod”.

Para reforçar ainda mais a parceria com a sub-holding da dona do Pingo Doce, a administração salienta que vai propor na Assembleia Geral Extraordinária “a aprovação da nomeação de António Serrano, CEO da Jerónimo Martins Agro-Alimentar, como novo membro do conselho de administração da Norcod”.

Citado no comunicado, o CEO da Norcod, Christian Riber, sublinha que “estamos muito satisfeitos por dar as boas-vindas à Jerónimo Martins Agro-Alimentar como acionista estratégico da Norcod. A reputação, a dimensão e a experiência do seu grupo no setor alimentar, aliadas a um profundo compromisso com a sustentabilidade, fazem dele um parceiro excecional para nós”. Christian Riber realça que “este investimento não só reforça o nosso balanço, como também alarga significativamente o âmbito das nossas oportunidades estratégicas”.

Mais Artigos