10 mil milhões de dólares em Portugal: o que pretende a Microsoft com este investimento

Durante a sua visita a Portugal para marcar presença na Web Summit de Lisboa, Brad Smith, Vice-Chair e Presidente da Microsoft, anunciou um investimento histórico na infraestrutura de Inteligência Artificial (IA) do país. Em parceria com a Nscale, a NVIDIA e a Start Campus, a Microsoft irá implementar 12.600 GPUs NVIDIA de última geração em…
ebenhack/AP
Brad Smith, Vice-Presidente e Presidente da Microsoft, participou na Web Summit para anunciar que a Microsoft irá investir 10 mil milhões de dólares no data center campus de Sines.
Negócios Tecnologia Web Summit

Durante a sua visita a Portugal para marcar presença na Web Summit de Lisboa, Brad Smith, Vice-Chair e Presidente da Microsoft, anunciou um investimento histórico na infraestrutura de Inteligência Artificial (IA) do país. Em parceria com a Nscale, a NVIDIA e a Start Campus, a Microsoft irá implementar 12.600 GPUs NVIDIA de última geração em Sines, estabelecendo uma nova referência para a infraestrutura digital na Europa.

Esta iniciativa representa o maior investimento da Microsoft em Portugal e o maior negócio de data centers alguma vez realizado no país. A tecnológica irá investir mais de 10 mil milhões de dólares a partir do início de 2026. Trata-se também de um dos maiores investimentos em capacidade computacional de IA na Europa, colocando, desta forma, Portugal no mapa das infraestruturas de IA.

Segundo a Microsoft, a infraestrutura irá suportar cargas de trabalho avançadas de IA em vários setores e está alinhada com o Compromisso Digital para a Europa da Microsoft, que prevê duplicar a capacidade dos data centers em 16 países europeus até 2027.

“Esta parceria reflete a nossa confiança no potencial de Portugal para liderar a próxima vaga de inovação em IA”, afirma Brad Smith. “Ao reforçar a infraestrutura nacional de IA através da colaboração com a Nscale, a NVIDIA e a Start Campus, estamos a ajudar a posicionar Portugal como referência para o desenvolvimento responsável e escalável de IA na Europa. Não se trata apenas de tecnologia — trata-se de criar capacidade, confiança e oportunidades para o futuro.”

Na sequência das declarações de Brad Smith, a Start Campus veio acolher “com satisfação o anúncio público da Microsoft de investir 10 mil milhões de dólares no nosso data center campus em Sines”, acrescentando que “o investimento referido pelo Presidente da Microsoft resulta das discussões estratégicas entre a Microsoft, a Nscale e a Start Campus para viabilizar infraestruturas de IA e cloud em larga escala na Europa, no SINES Data Campus. Estas discussões abrangem a instalação SIN01 já operacional e a próxima fase de desenvolvimento do campus”.

Mais Artigos