Billboard afirma que “artistas” criados com IA estão cada vez mais a chegar às tabelas musicais

A Billboard afirma que uma onda de músicas criadas por inteligência artificial (IA) estreou nas suas tabelas no último mês - um "cantor" chegou a assinar um contrato com uma gravadora -, com algumas dessas personalidades falsas a acumular milhões de streams, uma nova tendência marcante que despertou preocupação na indústria musical. Nas últimas quatro…
ebenhack/AP
Xania Monet, uma cantora criada por IA cuja música acumulou milhões de reproduções nos Estados Unidos, tornou-se a primeira criação de IA a entrar na tabela da Billboard esta semana.
Forbes Life

A Billboard afirma que uma onda de músicas criadas por inteligência artificial (IA) estreou nas suas tabelas no último mês – um “cantor” chegou a assinar um contrato com uma gravadora -, com algumas dessas personalidades falsas a acumular milhões de streams, uma nova tendência marcante que despertou preocupação na indústria musical.

Nas últimas quatro semanas, uma nova criação de IA estreou na tabela da Billboard a cada semana, informou a Billboard, incluindo o produto de música country de IA Breaking Rust, que estreou as canções “Livin’ On Borrowed Time” e “Walk My Walk” na tabela de vendas de canções country desta semana.

A artista cristã Juno Skye, gerada por IA, estreou na tabela de artistas emergentes da Billboard na semana passada, enquanto a música “Through My Soul”, da artista Enlly Blue, gerada por IA, entrou na tabela de vendas de música rock no início deste mês, informou a Billboard.

A publicação afirmou ter verificado as músicas com a Deezer, uma plataforma que oferece uma ferramenta de deteção de IA, para confirmar se as músicas foram geradas artificialmente.

O exemplo mais proeminente nas tabelas da Billboard é Xania Monet, uma cantora gerada por IA que acumulou mais de 44 milhões de streams nos Estados Unidos, embora as músicas tenham sido escritas pela compositora Telisha “Nikki” Jones, do Mississippi.

A voz de Xania Monet é gerada pela Suno, uma plataforma de IA que foi processada pelas principais gravadoras e pela Recording Industry Association of America no ano passado por usar material protegido por direitos de autor para treinar as suas ferramentas de IA.

(Com Forbes Internacional/Conor Murray)

Mais Artigos