OpenAI suspende vídeos gerados com inteligência artificial de Martin Luther King após “representações desrespeitosas”

A OpenAI anunciou esta semana que iria suspender a sua ferramenta de inteligência artificial (IA) Sora dede vídeo criar vídeos que retratam Martin Luther King Jr., a fim de cumprir um pedido dos herdeiros do líder dos direitos civis, numa medida que surge numa altura em que aumentam as preocupações sobre conteúdos controversos gerados por…
ebenhack/AP
A filha do líder dos direitos civis, Dra. Bernice King, pediu às pessoas que parassem de fazer conteúdos gerados por IA do seu pai nas redes sociais.
Tecnologia

A OpenAI anunciou esta semana que iria suspender a sua ferramenta de inteligência artificial (IA) Sora dede vídeo criar vídeos que retratam Martin Luther King Jr., a fim de cumprir um pedido dos herdeiros do líder dos direitos civis, numa medida que surge numa altura em que aumentam as preocupações sobre conteúdos controversos gerados por IA que apresentam figuras públicas que já morreram.

Num comunicado divulgado nas redes sociais, a OpenAI afirmou que alguns utilizadores do Sora “geraram representações desrespeitosas da imagem do Dr. King”. A empresa disse que está a trabalhar com os herdeiros de King nesta questão e, a pedido deles, suspendeu a criação de vídeos com IA sobre MLK.

A OpenAI afirmou também que está a reforçar as suas “medidas de proteção para figuras históricas”, mas não está claro se isso significa que poderá reativar a criação de vídeos da figura dos direitos civis no futuro, com algumas restrições.

A empresa afirmou acreditar que há “fortes interesses de liberdade de expressão na representação de figuras históricas”, mas reconheceu que “as figuras públicas e as suas famílias devem, em última instância, ter controlo sobre como a sua imagem é utilizada”.

A declaração acrescentou que “os representantes autorizados ou os proprietários do património podem solicitar que a sua imagem não seja utilizada”.

Isto significa que as figuras públicas e as suas famílias terão de optar por não aparecer nos vídeos do Sora, em vez de terem essas opções desativadas por predefinição.

(Com Forbes Internacional/Siladitya Ray)

Mais Artigos