É médica e é também Poderosa nos Negócios. Purificação Tavares foi pioneira na criação do primeiro centro de genética clínica em Portugal, a CGC Genetics, que atualmente pertence ao grupo Unilabs. Além de gestora neste grupo, concilia ainda o seu tempo de trabalho com a presidência da Rede Mulher Líder, uma associação que reúne mulheres ativas e inspiradoras e empreendedoras no mundo empresarial.
A revista Forbes Portugal volta a destacar esta executiva na sua lista anual das 50 mulheres portuguesa Mais Poderosas nos Negócios, colocando-a na 46ª posição do ranking de 2025. Purificação Tavares alcançou uma avaliação total de 62 pontos, segundo os critérios de análise seguidos pela revista (ver metodologia em baixo).
Purificação Tavares está mais uma vez na lista das portuguesas Mais Poderosas nos Negócios. Ocupa, no ranking de 2025, a 46ª posição, ao alcançar uma avaliação de 62 pontos.
Licenciada em medicina, Purificação Tavares realizou um doutoramento em genética médica, tendo seguido os passos familiares: é já a terceira geração de uma família de conceituados médicos especialistas em genética no nosso país. Depois de passar alguns anos em Nova Iorque, regressou a Portugal, e fundou, há mais de três décadas, o primeiro centro de genética médica em Portugal que, em 2017, foi fundido com o grupo Unilabs. Purificação Tavares manteve-se como executiva no negócio que viu nascer. Com sede no Porto, e instalações em Lisboa, Madrid e New Jersey, nos Estados Unidos, o CGC Genetics recebe amostras genéticas de todo o mundo. A especialista portuguesa foi ainda professora catedrática, na Universidade do Porto.
Metodologia do ranking as 50 Mulheres Mais Poderosas nos Negócios
O ranking das mulheres portuguesas com mais poder nos negócios, dentro e fora de fronteiras, é elaborado com base numa avaliação de centenas de empresas das quais são retirados mais os nomes de CEO, diretoras-gerais, administradoras, acionistas e empreendedoras. A Forbes Portugal analisou mais de 150 nomes para poder pontuar e chegar assim a uma lista final. No caso de empate, foram atribuídos meios pontos, ou subindo ou descendo em comparação com as pares.
A Forbes Portugal analisou mais de 150 nomes para poder pontuar e chegar assim a uma lista final.
A avaliação é feita com base em cinco critérios, pontuados de zero a 20: Fortuna, pessoal ou familiar; Poder de Decisão – se é CEO, presidente do Conselho de Administração, administradora ou acionista -; Poder de Influência, ou seja a sua projeção fora da empresa, seja em programas de responsabilidade social e cívica em que se envolve, seja associações em que participa, artigos que escreve e participação ativa nas redes sociais (sobretudo Linkedin); Dimensão do negócio – se são grandes negócios internacionais, em que países estão presentes, qual a área geográfica de ação; e, por fim, pelo seu Empreendedorismo, se apenas fez carreira numa área, ou se envolveu na criação de empresas.