A Plenergy é uma companhia energética que atua no setor dos combustíveis de baixo preço. Conta atualmente com 340 estações na Península Ibérica e prevê alcançar um total de 500 postos até ao final de 2027. A empresa anunciou também o seu plano de expansão para Portugal: com oito postos no nosso país pretende alcançar os 15 até ao final deste ano. Aos postos da Guarda, Viana do Castelo, Cartaxo, Paços de Ferreira, Vila Nova de Gaia, Santa Maria da Feira, Trofa e Póvoa de Varzim vão juntar-se mais dois ainda este mês de outubro em Matosinhos e Vila Nova de Gaia. Além de reforçar a sua presença no norte, com Braga também na mira, a marca quer ainda chegar a concelhos mais a sul, como Abrantes, Ourém e Loures.
Para dar fôlego a esta expansão territorial, a companhia anunciou em co9municado que conta com o gestor Tiago Preguiça, que assumiu este mês a liderança da filial nacional como country manager. Esta escolha resulta da evolução natural do percurso iniciado em outubro de 2024, quando o gestor integrou a Plenergy como Diretor de Expansão e Relações Institucionais, função na qual foi responsável pelo processo de crescimento da empresa em território nacional. A companhia avança que Tiago Preguiça possui uma experiência diversificada e sólida, construída entre o setor público e o setor privado.
“Depois de um ano a trabalhar intensamente na expansão da Plenergy em Portugal, tenho agora o privilégio de liderar esta nova fase, que será marcada pela abertura de mais postos e pelo reforço da nossa presença junto dos consumidores”, diz Tiago Preguiça.
O executivo é licenciado em Estudos Europeus pela Universidade de Coimbra, pós-graduado em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Católica Portuguesa e concluiu um curso avançado em Gestão Pública no ISCTE. Anteriormente desempenhou funções como assessor e chefe de gabinete em dois Governos Constitucionais e esteve ainda como diretor-geral da Segurança Social. Já no setor público, foi diretor de Public Affairs and Business Strategy na agência de comunicação YoungNetwork Group.
O gestor refere, a propósito da recente nomeação que “Assumir o cargo de country manager da Plenergy é, acima de tudo, uma responsabilidade e um sinal da confiança que a marca deposita no mercado português. Este é o primeiro mercado internacional escolhido pela empresa, e isso demonstra bem a relevância estratégica que o país tem no plano de crescimento da marca”. Acrescentou ainda, em comunicado que “Depois de um ano a trabalhar intensamente na expansão da Plenergy em Portugal, tenho agora o privilégio de liderar esta nova fase, que será marcada pela abertura de mais postos e pelo reforço da nossa presença junto dos consumidores. O nosso objetivo é claro: oferecer combustíveis da mais elevada qualidade, a preços altamente competitivos, com uma experiência de abastecimento simples, moderna e centrada no cliente. Queremos ser um motor de concorrência saudável no setor energético”.