A Kitch iniciou a expansão além-fronteiras com a entrada em Espanha. Quais os argumentos que justificam esta aposta?
Estamos muito entusiasmados por poder levar a Kitch a restaurantes fora de Portugal com esta expansão da operação para Espanha. Os últimos dezoito meses não só foram atípicos como incrivelmente atribulados para todo o setor da restauração. Praticamente de um momento para o outro, os restaurantes perderam aquilo que sempre tomaram por garantido: os seus clientes a entrar pelas suas portas. Esta mudança dramática empurrou restaurantes e clientes para o delivery e os restaurantes fizeram um enorme esforço para se adaptarem, o que evidenciou os desafios associados ao delivery: os custos altos, a complexidade operacional, e a perda de controlo. Estes desafios são transversais a diferentes geografias e sentimos que, na Kitch, podemos ajudar os restaurantes a ultrapassá-los independentemente de onde estão localizados.
Mas porquê Espanha?
Escolhemos Espanha para este primeiro passo de expansão internacional porque é um mercado onde a entrega de refeições em casa já é uma prioridade para a grande maioria dos restaurantes, que sentem as dificuldades associadas ao delivery, e onde a tecnologia da Kitch pode fazer a diferença. Ao mesmo tempo, é um país que nos diz muito enquanto equipa. Uma parte significativa da equipa da Kitch já trabalhou ativamente com e em Espanha.
Quantos colaboradores serão contratados depois desta aposta?
Estamos a construir uma equipa de cinco elementos para o lançamento de Madrid, que trabalharão a partir desta cidade, incluindo um diretor-geral para Espanha. Esta equipa irá naturalmente crescer à medida que desenvolvemos a nossa operação nas cidades espanholas. Ao mesmo tempo, estamos a reforçar a nossa equipa baseada em Lisboa, para que, consigamos servir adequadamente e proporcionar uma boa experiência aos restaurantes espanhóis.
Quantos restaurantes já estão sob a alçada da Kitch?
Chegámos recentemente às 350 mil refeições entregues em Portugal junto de mais de duzentos restaurantes ativos na nossa plataforma. As vendas digitais abrem novas e vastas oportunidades aos restaurantes. Desde logo, o delivery permite que sirvam clientes muito para além das suas salas de refeições, por toda a cidade. No entanto, estas oportunidades trazem consigo desafios como os custos, que podem ser elevados, uma complexidade operacional acrescida e, muitas vezes, a perda de controlo.
Quais as mais-valias que a plataforma acrescenta aos restaurantes com quem trabalha?
Na Kitch temos como missão ajudar cada vez mais restaurantes a tornarem-se digitais sem abdicarem da sua independência, para que tirem o maior partido das suas entregas e que a partir da nossa tecnologia potenciem o seu negócio digital, dando resposta a estes e a outros desafios. A nossa tecnologia tem por objetivo trazer aos restaurantes maior simplicidade e controlo, assim como potenciar o crescimento da sua operação online. Quando falamos de simplicidade, referimo-nos a tornar a gestão de vendas online tão ou mais simples do que o serviço à mesa: para que os pedidos fluam automática e instantaneamente para a cozinha e sistema de faturação do restaurante; para que os restaurantes possam tirar partido de disponibilizar os seus pratos em múltiplos canais sem nenhuma complexidade. Quando falamos em controlo, referimo-nos a dar ao restaurante a sua loja própria e independente, integrada no seu site e presença em redes sociais, onde a sua marca e os seus pratos são os protagonistas, e onde a relação com os clientes é novamente sua. Falamos também em dar ao restaurante a decisão sobre onde quer que as suas refeições sejam entregues na cidade, permitindo que chegue a até quatro vezes mais clientes do que nas principais aplicações de entregas. Quando falamos em potencial de crescimento, referimo-nos a dar ao restaurante as ferramentas e a informação certas para que possa crescer o seu volume de vendas, e reduzir os custos associados com o delivery, permitindo que as vendas online tenham uma contribuição importante para o seu negócio.
Como será a evolução do negócio até ao final do ano com esta expansão?
Com esta expansão, queremos chegar às cinco mil refeições entregues por dia em cidades espanholas. Para isso, vamos continuar a investir no desenvolvimento do nosso produto, para que sirva as necessidades de cada vez mais restaurantes, assim como na nossa equipa de desenvolvimento de negócio, para que possamos criar e desenvolver a relação com estes restaurantes. Tendo nós iniciado a nossa operação há pouco mais de 12 meses, 2021 é um ano de franco crescimento no que diz respeito ao desenvolvimento da nossa equipa, a qual antecipamos que chegue às 70 pessoas até ao final do ano, cerca de três vezes o número de colaboradores com que arrancámos o ano. Continuaremos empenhados em oferecer um produto e proporcionar uma experiência cada vez melhores aos restaurantes que nos escolhem, e estamos igualmente apostados em levar a Kitch a mais cidades. Neste momento com um foco grande em Portugal e em Espanha.
Como ajustaram a estratégia face ao impacto da pandemia?
Como é habitual numa startup, especialmente num período tão atípico como este último ano e meio como consequência da pandemia que atravessamos, a nossa estratégia e o nosso posicionamento sofreram evoluções importantes desde que chegámos ao mercado. Quando iniciámos a nossa operação, em março de 2020, o nosso principal objetivo passava por permitir que todas as pessoas tivessem acesso à melhor comida da sua cidade em casa. No entanto, o último ano trouxe mudanças dramáticas para a restauração, com uma pandemia que levou a longos períodos de confinamento, e restaurantes com as portas fechadas. Esta mudança dramática empurrou restaurantes e clientes para o delivery. Os restaurantes fizeram um enorme esforço para se adaptarem, o que evidenciou os desafios associados ao delivery. Sentimos que, num momento tão sensível para a indústria da restauração, a Kitch poderia fazer a diferença, desde logo porque, numa fase muito preliminar do nosso produto, vários restaurantes nos começavam a contactar para terem acesso à nossa tecnologia. Por isso, focámos todos os nossos esforços no desenvolvimento de tecnologia e das ferramentas para que todos os restaurantes possam ter as armas para competir no mundo digital. Para que vender online não seja sinónimo de custos desproporcionais e de perda de identidade. Hoje, a nossa missão é essa: dar aos restaurantes o poder de vender os seus pratos online, nas suas condições.