30 Under 30: João Maria Botelho apresenta o livro ‘Estudos Sobre ESG – Desafios Atuais e Futuros’ no Mónaco

Durante o verão, João Maria Botelho, nomeado na categoria de Sustentabilidade & Inovação Social na Classe de 2024 da lista 30 Under 30 da Forbes Portugal, lançou o livro Estudos Sobre ESG (Environmental, Social & Governance) – Desafios Atuais e Futuros. Por essa altura, falou com a Forbes Portugal sobre o projeto, que surgiu logo…
ebenhack/AP
João Maria Botelho, nomeado na categoria da Sustentabilidade & Inovação Social da lista 30 Under 30 de 2024, apresentou o seu livro no Mónaco, onde teve contacto com a Fundação Príncipe Alberto II do Mónaco.
30 Under 30 Líderes

Durante o verão, João Maria Botelho, nomeado na categoria de Sustentabilidade & Inovação Social na Classe de 2024 da lista 30 Under 30 da Forbes Portugal, lançou o livro Estudos Sobre ESG (Environmental, Social & Governance) – Desafios Atuais e Futuros. Por essa altura, falou com a Forbes Portugal sobre o projeto, que surgiu logo após a nomeação para a lista. “Muitos dos projetos que já tinha feito antes envolviam a questão da capacitação e da literacia da sustentabilidade para a população, no caso sempre com o maior impacto nos jovens, mas havia agora uma necessidade de continuar esta missão pessoal que eu tinha de descomplicar a sustentabilidade e de mostrar às pessoas que nós já estamos num momento um bocado mais crítico da nossa história coletiva. Efetivamente passámos de uma escolha que podia ser vista como meramente reputacional ou para as empresas e que agora era já mais um imperativo jurídico, financeiro, estratégico”, afirmou.

Só que escrever, editar e lançar o livro não foi suficiente e João Maria iniciou, entretanto, uma série de eventos em que leva o tema da sustentabilidade, através da apresentação deste livro, para o centro de várias conversas.

A primeira paragem? O Mónaco.

Numa sessão que reuniu diversos jovens empreendedores e empresários locais, a apresentação do livro aconteceu ao mesmo tempo que uma masterclass conduzida pelo próprio autor e outros nomes envolvidos no projeto.

“Não foi só apresentar o livro, foi também levar aquilo que o livro quer que as pessoas acreditem. Leva uma mensagem intrínseca, leva uma estratégia, um pensar e uma reflexão numa perspetiva prática. Eu fiz a contextualização da sustentabilidade nos tempos de hoje e falei sobre o que é que nós precisamos de fazer para o amanhã. O pilar aqui foi muito mostrar que a sustentabilidade pode ser competitiva, terá de ser dinâmica, que é uma mais valia para o mercado. E daí irmos para o Mónaco, uma capital financeira, de empreendedorismo, inovação, estratégia e posicionamento”, diz João Maria à Forbes.

Esta masterclass acabou por contar com outros nomes, como Raquel Burgoa Dias, especialista em direito internacional nos negócios, que  fez uma apresentação onde falou das componentes do mercado e as recomendações de como melhorar a coesão europeia, ou Filipa Pantaleão, secretária geral da BCSD Portugal, que falou sobre a ideia de que a juventude precisa de estar no centro destas questões e sobre o facto de a sustentabilidade ser algo que tem que estar no diálogo corrente das pessoas.

Esta presença no Mónaco levou o Under 30, também, a uma conversa com Théo Panizzi da Fundação Príncipe Alberto II do Mónaco, que deixou a seguinte mensagem: “Quando se trata de alterações climáticas, só existe um planeta, por isso a rede deve ser global. Quando conectamos jovens de todo o planeta, todos eles encontram e partilham objetivos e experiências comuns. E é incrível perceber como eles são dinâmicos, o entusiasmo e a vontade que existe sempre na próxima geração. Portanto, o que é necessário agora é que eles estejam na mesa das decisões certas e se tornem os verdadeiros líderes de que precisamos para impulsionar a mudança”.

A apresentação do livro coincidiu com a Monaco Yacht Week, o segundo maior evento do principado – com o Grande Prémio do Mónaco a ocupar o primeiro lugar do pódio. Este evento foi, também, uma oportunidade para o Under 30: “Permitiu que tivéssemos mais pessoas e um maior diálogo”, afirma.

No final da viagem, João Maria deixou a porta aberta para vários novos projetos. Sobre o livro em particular, uma das participantes da masterclass deixou a porta aberta para a apresentação e tradução no Dubai. Além disso, o Under 30 regressou a Portugal com um interesse reforçado em “fazer a ponte entre Lisboa e o Mónaco”.

Por cá, segue-se a apresentação do livro nas instalações do Grupo ADA e a preparação de um segundo livro, com o tema ainda por revelar, mas sempre ligado ao mundo da sustentabilidade.

Mais Artigos