A sexta edição do European Rocketry Challenge (EuRoC), organizado pela Agência Espacial Portuguesa, regressa a Constância, no distrito de Santarém, entre 9 e 15 de outubro e contará com a maior participação nacional de sempre. Quatro equipas finalistas nacionais marcam presença no palco internacional de talento aeroespacial: a Fénix Rocket Team, North Space, Porto Space Team e Rocketry Experiment Division (RED, IST).
Nesta edição, 28 equipas universitárias de 16 países vão demonstrar as competências avançadas em engenharia com projetos de lançamento de foguetes (rockets) que combinam inovação, rigor técnico e ambição.
A gestora de projetos de Educação da Agência Espacial Portuguesa, Marta Gonçalves, explica que “o EuRoC acompanha e reforça o crescimento da formação em engenharia aeroespacial em Portugal. Hoje existem licenciaturas e mestrados em várias universidades que estão a formar jovens altamente qualificados”. Marta Gonçalves lembra que “em 2020, quando a Agência Espacial Portuguesa lançou a competição, não houve equipas portuguesas a competir. Nos últimos cinco anos tem sido impressionante ver como os estudantes portugueses desenvolveram novas competências na área de rocketry e pequenos lançadores, permitindo aproximar talento e indústria e afirmando o país no panorama internacional”.
A competição volta a decorrer entre o Pavilhão Municipal de Constância, onde as equipas vão montar os seus rockets, e o Campo Militar de Santa Margarida, onde se realizam os lançamentos, entre 11 e 14 de outubro.
Em 2025, a start-up britânica Cambridge Aerospace associa-se ao EuRoC com o objetivo de captar recursos humanos qualificados, aproveitando o palco internacional que a competição oferece e uma audiência de mais de 600 estudantes europeus.
O EuRoC 2025 ainda conta com o apoio do Exército Português e da Câmara Municipal de Constância, tendo como patrocinadores a ESA – Agência Espacial Europeia, Cambridge Aerospace, Tekever, Omnidea, Atlantic Spaceport Consortium, Meteomatics, Sumol+Compal e Delta.