Maria do Carmo Neves, a Poderosa da indústria farmacêutica

Maria do Carmo Neves, cofundadora e presidente do Conselho de Administração do grupo Tecnimede, está mais uma vez presente na lista das portuguesas Mais Poderosas nos Negócios, segundo a Forbes Portugal. A empreendedora, licenciada em Medicina, ocupa a 39ª posição do ranking de 2025, ao alcançar um total de 65,5 pontos (ver metodologia em baixo).…
ebenhack/AP
A fundadora do grupo Tecnimede, Maria do Carmo Neves, está mais uma vez presente na lista das portuguesas Mais Poderosas nos Negócios, ocupando a 39ª posição do ranking de 2025 da Forbes Portugal.
Forbes Women Listas

Maria do Carmo Neves, cofundadora e presidente do Conselho de Administração do grupo Tecnimede, está mais uma vez presente na lista das portuguesas Mais Poderosas nos Negócios, segundo a Forbes Portugal. A empreendedora, licenciada em Medicina, ocupa a 39ª posição do ranking de 2025, ao alcançar um total de 65,5 pontos (ver metodologia em baixo). A gestora, que é também acionista do grupo farmacêutico, sediado em Sintra, está também presente na lista dos Mais Ricos de Portugal, com uma avaliação de cerca de 395 milhões de euros, estando, curiosamente, na posição 38 do ranking de 2024.

A Tecnimede, que tem exclusivamente capital português, nasceu em 1976 pela mão desta empresária e do seu marido, o médico Jorge Ruas da Silva, falecido em 2022, aos 83 anos de idade. O grupo é composto por oito empresas distintas atua em todo o ciclo de vida do medicamento, desde a investigação, ao desenvolvimento, passando pela produção e comercialização. Além de Portugal, tem presença direta em mais cinco país: Espanha, Itália, Marrocos, Colômbia e Brasil, nos quais estabeleceu parcerias comerciais para a distribuição dos seus medicamentos.

Maria do Carmo Neves somou 65,5 pontos na avaliação da Forbes Portugal, o que coloca a médica e empresária nacional na 39ª posição da lista de 2025 das Mais Poderosas nos Negócios.

O grupo Tecnimede exporta mais de 50% da sua produção para cerca de 100 mercados internacionais e detém duas fábricas próprias, uma em Portugal e outra em Marrocos. Tem ainda um centro de Investigação e Desenvolvimento localizado em Torres Vedras, para onde canaliza cerca de 15% das suas receitas. A empresária cofundadora é médica especialista na área de Pneumologia, e, além de presidente do grupo, é ainda presidente da EqualMed (antiga APOGEN – Associação Portuguesa de Produtos Genéricos e Biossimilares, que mudou de nome no final do ano passado) e ainda é membro do Conselho Geral da CIP – Confederação Empresarial de Portugal.

Metodologia do ranking as 50 Mulheres Mais Poderosas nos Negócios

O ranking das mulheres portuguesas com mais poder nos negócios, dentro e fora de fronteiras, é elaborado com base numa avaliação de centenas de empresas das quais são retirados mais os nomes de CEO, diretoras-gerais, administradoras, acionistas e empreendedoras. A Forbes Portugal analisou mais de 150 nomes para poder pontuar e chegar assim a uma lista final. No caso de empate, foram atribuídos meios pontos, ou subindo ou descendo em comparação com as pares.

A Forbes Portugal analisou mais de 150 nomes para poder pontuar e chegar assim a uma lista final.

A avaliação é feita com base em cinco critérios, pontuados de zero a 20: Fortuna, pessoal ou familiar; Poder de Decisão – se é CEO, presidente do Conselho de Administração, administradora ou acionista -; Poder de Influência, ou seja a sua projeção fora da empresa, seja em programas de responsabilidade social e cívica em que se envolve, seja associações em que participa, artigos que escreve e participação ativa nas redes sociais (sobretudo Linkedin); Dimensão do negócio – se são grandes negócios internacionais, em que países estão presentes, qual a área geográfica de ação;  e, por fim, pelo seu Empreendedorismo, se apenas fez carreira numa área, ou se envolveu na criação de empresas.

Mais Artigos