Cátia Martins, a executiva com uma longa carreira internacional na L’Oréal

Cátia Martins assumiu recentemente o cargo de managing director da divisão Travel Retail para a região EMEAI, da L’Oréal. A gestora portuguesa, que tem feito carreira internacional no grupo de origem francesa, no qual trabalha há 26 anos, volta esta edição a estar presente na lista das Mais Poderosas nos Negócios da Forbes Portugal, depois…
ebenhack/AP
A gestora portuguesa está na 37ª posição da lista das portuguesas Mais Poderosas nos Negócios. Cátia Martins ocupa atualmente a função de managing director da divisão Travel Retail para a região EMEAI da L’Oréal.
Forbes Women Listas

Cátia Martins assumiu recentemente o cargo de managing director da divisão Travel Retail para a região EMEAI, da L’Oréal. A gestora portuguesa, que tem feito carreira internacional no grupo de origem francesa, no qual trabalha há 26 anos, volta esta edição a estar presente na lista das Mais Poderosas nos Negócios da Forbes Portugal, depois de, no ano passado, a lista ter sido organizada por categorias e tendo só entrado as primeiras cinco de cada área. Com um total de 66,5 pontos, a executiva ocupa a 37º posição do ranking de 2025 (ver metodologia usada em baixo).  Licenciada em Marketing e Publicidade, curso que concluiu em 1999, na Escola Superior de Comunicação Social, do Instituto Politécnico de Lisboa, Carla Martins entrou na multinacional como estagiária em junho desse mesmo ano. Desde então, nunca mais largou a empresa que a viu a crescer profissionalmente.

Com um total de 66,5 pontos Cátia Martins, managing director da divisão Travel Retail da para a região EMEAI da L’Oréal, ocupa a 37ª posição da lista de 2025 da Mais Poderosas nos Negócios da Forbes Portugal.

Em 2005, tinha então apenas 27 anos, assumia o cargo de marketing manager, na L’Oréal Portugal, função que ocupou durante cinco anos. Em 2011 surge uma oportunidade internacional e ruma à América Latina, para assumir a pasta do marketing nesta região. Entre 2013 e 2014 foi responsável pelas marcas Garnier, Maybelline, Colorama e Nix Brasil, no Rio de Janeiro, e em 2015 assumiu a área de vendas, igualmente no mercado brasileiro. Segue-se Itália e regressa então a Portugal, vindo assumir a liderança do território nacional. Esteve como general manager da filial nacional dentre março de 2018 e julho de 2021. Nesta data assumiu outra função internacional, a de general manager da Europe Zone, para a Divisão de Produtos Profissionais. Já em janeiro deste ano surgiu a atual posição dentro da multinacional de produtos de cosmética.

Metodologia do ranking as 50 Mulheres Mais Poderosas nos Negócios

 O ranking das mulheres portuguesas com mais poder nos negócios, dentro e fora de fronteiras, é elaborado com base numa avaliação de centenas de empresas das quais são retirados mais os nomes de CEO, diretoras-gerais, administradoras, acionistas e empreendedoras. A Forbes Portugal analisou mais de 150 nomes para poder pontuar e chegar assim a uma lista final. No caso de empate, foram atribuídos meios pontos, ou subindo ou descendo em comparação com as pares.

A Forbes Portugal analisou mais de 150 nomes para poder pontuar e chegar assim a uma lista final.

A avaliação é feita com base em cinco critérios, pontuados de zero a 20: Fortuna, pessoal ou familiar; Poder de Decisão – se é CEO, presidente do Conselho de Administração, administradora ou acionista -; Poder de Influência, ou seja a sua projeção fora da empresa, seja em programas de responsabilidade social e cívica em que se envolve, seja associações em que participa, artigos que escreve e participação ativa nas redes sociais (sobretudo Linkedin); Dimensão do negócio – se são grandes negócios internacionais, em que países estão presentes, qual a área geográfica de ação;  e, por fim, pelo seu Empreendedorismo, se apenas fez carreira numa área, ou se envolveu na criação de empresas.

Mais Artigos