A Berkshire Hathaway anunciou esta semana a compra da unidade petroquímica da Occidental Petroleum, a OxyChem, num negócio avaliado em 9,7 mil milhões de dólares (8,26 mil milhões de euros), o maior feito pela empresa do bilionário Warren Buffett nos últimos três anos.
A Berkshire, que detém uma participação de aproximadamente 28,2% na Occidental, anunciou que pagará 9,7 mil milhões de dólares numa transação totalmente em dinheiro pela OxyChem, dos quais 6,5 mil milhões de dólares (5,54 mil milhões de euros) serão usados pela Occidental para reduzir a dívida para menos 15 mil milhões de dólares (12,78 mil milhões de euros).
A aquisição parece ser a maior da Berkshire desde que adquiriu a seguradora Allegheny Corporation por 11,6 mil milhões de dólares (9,88 mil milhões de euros) em 2022.
A OxyChem produz produtos químicos básicos, como cloro, hidróxido de sódio e outros utilizados no tratamento de água e na área da saúde, e a Occidental, em agosto, reduziu a sua previsão anual para o lucro antes dos impostos da unidade em cerca de 15%, para um intervalo entre 800 milhões dólares e 900 milhões de dólares, citando um excedente contínuo no mercado.
(Com Forbes Internacional/Ty Roush)