Jimmy Kimmel e Stephen Colbert apareceram como convidados nos programas de entrevistas noturnos um do outro esta terça-feira à noite e discutiram o cancelamento do “The Late Show” de Colbert e a recente suspensão controversa do “Jimmy Kimmel Live”, enquanto faziam algumas piadas sobre o presidente Donald Trump.
No seu monólogo de abertura, Kimmel anunciou que Colbert seria convidado no seu programa e que ele, simultaneamente, seria convidado no “The Late Show”, e disse: “Estamos a fazer algo sem precedentes esta noite… Achámos que poderia ser uma maneira divertida de enlouquecer o presidente”.
Kimmel brincou dizendo que era o programa “que a FCC (Federal Communications Commission) não quer que vocês vejam”, antes de mostrar fotos de cartazes da Autoestrada 101 em Los Angeles, que diziam: “A pressão pública funciona — Kimmel está de volta!” e “Agora é a vez do Colbert”.
Ao entrevistar Colbert, Kimmel brincou dizendo que os dois foram colocados “juntos em Guantánamo” antes de perguntar sobre o cancelamento do seu programa.
Colbert soube do cancelamento por James Dixon — que é seu empresário e também de Kimmel — depois de voltar de férias, e disse que, após uma longa reunião para discutir o assunto, a sua mulher — que não sabia de nada — perguntou-lhe, brincando: “O que aconteceu, foste cancelado?”
Kimmel disse que estava na marcha “No Kings” com a sua mulher e filhos quando soube que o programa de Colbert tinha sido cancelado e acrescentou: “Fiquei absolutamente chocado porque não é correto.”
Colbert também partilhou um vídeo em que ele descobre, durante a gravação do seu programa, que Kimmel foi retirado do ar pela ABC. Ele parece chocado, diz “uau” algumas vezes e depois sai do palco, dizendo ao público: “Quero descobrir o que se passa”.
O que Kimmel disse no programa de Colbert?
Kimmel foi o convidado especial do “The Late Show”, que foi para o ar na CBS no mesmo horário em que o programa de Kimmel estava no ar na ABC. Depois de Colbert dar as boas-vindas a Kimmel ao seu programa, o apresentador do programa da ABC rapidamente criticou o presidente, dizendo: “Estou muito honrado por estar aqui com o meu colega perdedor sem talento do programa noturno. Temos que nos manter unidos.” Kimmel disse que a sua suspensão de quase uma semana pela ABC foi uma “montanha-russa emocional” e “muito estranha”.

Kimmel disse que soube da suspensão apenas uma hora e meia antes de gravar o seu programa em 17 de setembro. Kimmel disse que teve que atender a ligação dos executivos da emissora na casa de banho, onde lhe disseram: “Ouça, queremos acalmar os ânimos. Estamos preocupados com o que vai dizer hoje à noite e decidimos que o melhor a fazer é tirar o programa do ar hoje à noite.” O público de Colbert vaiou, e Kimmel observou: “Foi o que eu disse, comecei a vaiar.”
“Nunca imaginei que teríamos um presidente assim e espero que nunca mais tenhamos outro presidente assim” – Jimmy Kimmel.
Kimmel disse que discordava da decisão, que foi colocada a votação. Imediatamente depois disso, Kimmel disse que acreditava que “Está acabado. Acabou… Nunca mais voltarei ao ar”. O comediante observou que, quando a notícia da suspensão foi divulgada, o público já estava sentado no estúdio.
O que disseram sobre o presidente Trump?
No seu programa, Colbert perguntou a Kimmel sobre o facto de ele ter sido DJ de rádio no início da sua carreira: “Alguma vez pensou que o presidente dos Estados Unidos iria comemorar o seu desemprego?” Kimmel respondeu: “Quero dizer, aquele filho da p… Não, nunca imaginei que teríamos um presidente assim, e espero que nunca mais tenhamos outro presidente assim. Nunca imaginei que haveria uma situação em que o presidente do nosso país comemoraria a perda de emprego de centenas de americanos. Mas alguém que se alegra com isso, para mim, é o oposto absoluto do que um líder deste país deveria ser.” No Instagram, Kimmel partilhou uma foto sua posando com Colbert e o colega apresentador de programa noturno Seth Meyers na frente do público, com a legenda: “Olá, Donald!”
Meyers fez uma breve participação durante o monólogo de abertura de Kimmel, junto com o seu irmão Josh Meyers, que interpretou o governador da Califórnia, Gavin Newsom, num sketch humorístico. Essa rábula abordou brevemente a suspensão de Kimmel, quando Meyers lhe perguntou: “Ei, Jimmy. O que aconteceu com o seu programa? Pensei que tudo tivesse sido, você sabe…”, ao que Kimmel respondeu: “Estamos de volta agora… Não sabia disso?”
Siladitya Ray/Forbes Internacional