Paula Pereira da Silva, a portuguesa que lidera a Galp no Brasil

Tinha apenas 35 anos, quando assumiu, em 2024, a liderança do negócio da Galp, como country manager, no Brasil, um importante mercado para a companhia energética nacional. Paula Pereira da Silva, licenciada em Engenharia Civil, foi, aliás a primeira mulher a liderar os destinos dos negócios da companhia neste território, sendo CEO de três empresas…
ebenhack/AP
Com uma avaliação total de 68 pontos, Paula Pereira da Silva, country manager da Galp no Brasil, está novamente na lista das mulheres Mais Poderosas nos Negócios, ocupando o 34º lugar na edição de 2025.
Forbes Women Listas

Tinha apenas 35 anos, quando assumiu, em 2024, a liderança do negócio da Galp, como country manager, no Brasil, um importante mercado para a companhia energética nacional. Paula Pereira da Silva, licenciada em Engenharia Civil, foi, aliás a primeira mulher a liderar os destinos dos negócios da companhia neste território, sendo CEO de três empresas do grupo, que juntas registam um EBITDA de quase mil milhões de euros. A revista Forbes Portugal destacou-a, pelo segundo ano consecutivo, como uma portuguesas Mais Poderosas nos Negócios, segundo a lista da Forbes Portugal (ver metodologia aplicada em baixo).

Paula Pereira da Silva está como country manager da Galp no Brasil desde 2024, cargo que lhe confere a 34º posição da edição de 2025 do ranking das portuguesas Mais Poderosa nos Negócios da Forbes Portugal.

Licenciada em Engenharia Civil, pelo Instituto Superior Técnico, em Lisboa, completou ainda duas pós-graduações, uma em Engenharia de Petróleo e outra em Finanças, e realizou ainda um MBA na The Lisbon MBA Nova-Católica. A sua carreira tem sido contruída dentro da Galp, na qual iniciou o seu percurso através do Programa de Trainees, na área de E&P, tendo sido selecionada como COO Executive Management Assistant. De seguida assumiu funções estratégicas e acabou por liderar a área de Portefolio Management de E&P, e acabou por seguir para o Brasil, para liderar a equipa comercial neste país.

Casada e mãe de duas filhas, Paula Pereira da Silva destacou-se, nos seus tempos de estudante, na música, ao frequentar o Conservatório de Piano, e no desporto, sendo praticante de natação, de corrida e de ginástica. Foi sempre uma aluna exemplar, tendo terminado o 12º ano com uma média de 20 valores.

Metodologia do ranking as 50 Mulheres Mais Poderosas nos Negócios

 O ranking das mulheres portuguesas com mais poder nos negócios, dentro e fora de fronteiras, é elaborado com base numa avaliação de centenas de empresas das quais são retirados mais os nomes de CEO, diretoras-gerais, administradoras, acionistas e empreendedoras. A Forbes Portugal analisou mais de 150 nomes para poder pontuar e chegar assim a uma lista final. No caso de empate, foram atribuídos meios pontos, ou subindo ou descendo em comparação com as pares.

A Forbes Portugal analisou mais de 150 nomes para poder pontuar e chegar assim a uma lista final.

A avaliação é feita com base em cinco critérios, pontuados de zero a 20: Fortuna, pessoal ou familiar; Poder de Decisão – se é CEO, presidente do Conselho de Administração, administradora ou acionista -; Poder de Influência, ou seja a sua projeção fora da empresa, seja em programas de responsabilidade social e cívica em que se envolve, seja associações em que participa, artigos que escreve e participação ativa nas redes sociais (sobretudo Linkedin); Dimensão do negócio – se são grandes negócios internacionais, em que países estão presentes, qual a área geográfica de ação;  e, por fim, pelo seu Empreendedorismo, se apenas fez carreira numa área, ou se envolveu na criação de empresas.

Mais Artigos