Thriller com Leonardo DiCaprio a caminho de ser recorde de bilheteira

“One Battle After Another” ("Batalha Atrás de Batalha"), o novo thriller de quase três horas de duração de Paul Thomas Anderson, com a estrela Leonardo DiCaprio, arrecadou 22,4 milhões de dólares (19,1 milhões de euros) no fim de semana de estreia, nos EUA, após receber críticas entusiásticas da crítica e do público, colocando o filme…
ebenhack/AP
O thriller “One Battle After Another”, de Paul Thomas Anderson e protagonizado por Leonardo DiCaprio, arrecadou 22,4 milhões de dólares (19,1 milhões de euros) no fim de semana de estreia nos EUA, estabelecendo um novo recorde de bilheteira para o realizador norte-americano.
Forbes Life

“One Battle After Another” (“Batalha Atrás de Batalha”), o novo thriller de quase três horas de duração de Paul Thomas Anderson, com a estrela Leonardo DiCaprio, arrecadou 22,4 milhões de dólares (19,1 milhões de euros) no fim de semana de estreia, nos EUA, após receber críticas entusiásticas da crítica e do público, colocando o filme no caminho para se tornar o maior sucesso de bilheteira do realizador.

“One Battle After Another” também arrecadou outros 26 milhões de dólares (22,2 milhões de euros) internacionalmente durante o fim de semana, elevando o total do fim de semana para 48,5 milhões de dólares (41,4 milhões de euros).

O filme também recebeu uma nota “A” no CinemaScore, bem como “aclamação” generalizada da crítica e do público, de acordo com o Metacritic, e é um dos filmes mais bem avaliados da década de 2020, de acordo com esta plataforma.

No entanto, “One Battle After Another” precisará de mais alguns fins de semana de fortes vendas nas bilheteiras para dar lucro – o filme teve um orçamento de produção de 130 milhões de dólares (111,0 milhões de euros), além de custos de marketing que podem chegar a 70 milhões de dólares (59,8 milhões de euros), de acordo com o The New York Times.

Neste novo filme, Leonardo DiCaprio interpreta Bob Ferguson, um ex-revolucionário que sai da reforma e reúne os seus antigos companheiros de armas para enfrentar a missão mais importante de toda a sua vida: resgatar a sua filha que foi tornada refém por um velho inimigo seu que estava desaparecido há 16 anos.

Como o filme se compara a outros de Paul Thomas Anderson?

Anderson é um dos favoritos entre os críticos, mas os seus filmes normalmente têm dificuldades nas bilheteiras. Embora tenha realizado 10 longas-metragens desde que surgiu na cena cinematográfica independente na década de 1990, o seu filme de maior bilheteira continua a ser o drama de 2007 “There Will Be Blood”, um filme de época sobre prospetores de petróleo que obteve apenas 40,2 milhões de dólares (34,3 milhões de euros) nas bilheteiras nacionais durante a sua primeira exibição nos cinemas, além de 36,2 milhões de dólares (30,9 milhões de euros) internacionalmente.

“There Will Be Blood” foi um grande fenómeno cultural, com oito nomeações para os Óscares e duas vitórias – Melhor Fotografia e Melhor Ator para Daniel Day Lewis.

Os resultados no fim-de-semana de estreia colocam o filme “One Battle After Another” no caminho para se tornar o maior sucesso de bilheteira do realizador.

“One Battle After Another” foi vagamente baseado no romance “Vineland”, de Thomas Pynchon, de 1990 – e não é a primeira vez que Anderson adapta uma história deste autor. O seu filme de 2014, “Inherent Vice”, foi baseado no romance homónimo de Pynchon e contou com um elenco de atores de renome, incluindo Joaquin Phoenix, Josh Brolin, Reese Witherspoon, Owen Wilson e Martin Short – mas só conseguiu encaixar 8,1 milhões de dólares (6,9 milhões de euros) nas bilheteiras domésticas, além de 6,7 milhões de dólares (5,7 milhões de euros) internacionalmente.

O seu filme mais recente, “Licorice Pizza”, de 2021, amealhou apenas cerca de 345 mil dólares (295 mil euros) durante o fim de semana de estreia. O filme somou um total de 17,3 milhões de dólares (14,8 milhões de euros) nas bilheteiras domésticas, além de outros 15,9 milhões de dólares (13,6 milhões de euros) no exterior.

Como este filme se compara aos filmes recentes de DiCaprio?

“One Battle After Another” assinala mais uma grande vitória para DiCaprio, que continua a sua carreira como protagonista após ganhar o Óscar de Melhor Ator em 2015 por “The Revenant”.

Desde então, DiCaprio tem-se concentrado principalmente em grandes dramas com grande repercussão na temporada de prémios, incluindo (“Once Upon a Time… in Hollywood”; “Era uma vez em Hollywood”), de Quentin Tarantino, e “Don’t Look Up”, de Adam McKay.

Mais recentemente, em 2023, o ator foi o rosto de “Killers of the Flower Moon”, o épico drama histórico de Martin Scorsese sobre os assassinatos de Osage em Oklahoma. “Killers of the Flower Moon” foi outro drama com mais de três horas de duração, que também se tornou um grande sucesso de bilheteira para DiCaprio – o filme estreou com 23,2 milhões de dólares (19,8 milhões de euros), acabando por arrecadar um total de 68 milhões de dólares (58,0 milhões de euros) nas bilheteiras norte-americanas antes de sair dos cinemas.

Como se saíram os outros filmes neste fim de semana nos EUA?

Nos EUA, “Gabby’s Dollhouse: The Movie”, o filme infantil produzido pela DreamWorks e distribuído pela Universal, somou 13,5 milhões de dólares (11,5 milhões de euros) no fim de semana de estreia, ficando em segundo lugar atrás do thriller de DiCaprio.

“Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba – The Movie: Infinity Castle” ficou em terceiro lugar, obtendo 7,1 milhões de dólares (6,1 milhões de euros) neste fim de semana. O anime japonês já havia batido recordes no fim de semana de estreia, tornando-se o filme de anime de maior bilheteira após arrecadar impressionantes 70 milhões de dólares (59,8 milhões de euros).

“The Conjuring: Last Rites”, um sucesso de terror que estreou no início de setembro, permaneceu em quarto lugar, com 6,9 milhões de dólares (5,9 milhões de euros).

Zachary Folk/Forbes Internacional

Mais Artigos