O Aeroporto Francisco Sá Carneiro – Porto, da rede VINCI Airports, anunciou a chegada da companhia aérea DELTA Air Lines, que vai ligar a região norte ao aeroporto de Nova Iorque – JFK em maio de 2026.
De acordo com a ANA Aeroportos gestora das infraestruturas aeroportuárias do universo da VINCI Airports, a aposta da Delta Air Lines na Região Norte de Portugal “confirma a crescente importância do mercado norte-americano no Aeroporto do Porto, que vem reforçar a conectividade global do Aeroporto do Porto – não apenas com o voo direto para Nova Iorque-JFK, mas também através da vasta rede de ligações da Delta Air Lines a partir desse hub”. Em comunicado explica ainda que esta rota contribui para o crescimento da indústria turística da região e oferece aos passageiros do Norte de Portugal e da Galiza mais ligações aéreas aos Estados Unidos. E lembra a recente abertura e reforço de novas rotas intercontinentais para os EUA e Canadá, como Boston, Newark, Montreal e Toronto.
No documento pode ler-se que “este é um marco importante para o Aeroporto, que reforça posição do Porto como principal porta de entrada no Noroeste da Península Ibérica e é resultado do empenho das equipas da ANA e da VINCI Airports no desenvolvimento de rotas”.
No que respeita ao tráfego, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro ultrapassou em 2024 os 15,9 milhões de passageiros (+4,8% face a 2023). O crescimento da conectividade transatlântica e de longo curso é um dos vetores estratégicos, que no ano passado teve reforço de ligações aos EUA, Canadá, Brasil, Cabo Verde, Etiópia e Turquia.
O diretor do Aeroporto do Porto, Rui Alves, salienta que “estamos particularmente orgulhosos em anunciar a chegada de uma das maiores companhias aéreas mundiais, reforçando a posição do Porto como principal porta de entrada no Noroeste da Península Ibérica”. Rui Alves salienta que “o investimento da Delta Air Lines na Região do Porto é um claro reconhecimento da crescente importância deste mercado, que mais do que duplicou desde 2019 e que deverá crescer mais de 20% já este ano”.
Noutro comunicado a Delta Air Lines também confirma que “vai lançar o seu primeiro voo direto diário de sempre entre o Porto e Nova Iorque-JFK a partir de 21 de maio de 2026, passando a ligar as duas vibrantes cidades costeiras nas duas margens do Atlântico”. A companhia aérea norte-americana realça que a nova ligação se junta “às duas rotas diretas anuais de Lisboa para Nova Iorque-JFK e Boston e faz parte da mais ampla expansão transatlântica da Delta”.
Citado em comunicado, o vice-presidente sénior de planeamento de redes da Delta Air Lines, Paul Baldoni, sublinha que “o novo voo direto da Delta, entre Nova Iorque-JFK e o Porto, faz parte de sete novas rotas europeias que vão ser lançadas no próximo verão, para oferecer aos clientes ainda mais oportunidades de experienciar a Europa e desfrutar do nosso serviço”.
No Aeroporto Francisco Sá Carneiro estão em curso várias obras, destacando-se a modernização da pista, num investimento superior a 50 milhões de euros, que permite o aumento da capacidade de circulação de aeronaves na plataforma principal e melhoria das condições operacionais assim como intervenção nas diferentes áreas do aeroporto.