Hoje assinala-se mais um Dia Mundial do Turismo, data celebrada pela primeira vez em 1980 depois de ter sido instituída pelas Nações Unidas (ONU). Este ano as comemorações decorrem sob o mote “Turismo e Transformação Sustentável”, num apelo urgente da ONU Turismo para que o setor se torne uma plataforma que “permita uma transformação sistémica e sustentável, guiada por uma governança eficaz, planeamento estratégico, monitorização rigorosa e prioridades coletivas claras”.
O secretário-geral do Turismo da ONU, Zurab Pololikashvili, realça em comunicado que o turismo internacional continua a mostrar “forte impulso e resiliência”. Tanto as chegadas de turistas como as receitas do turismo aumentaram na maioria dos destinos a nível mundial, “o que contribui para as economias, empregos e meios de subsistência locais”, sublinha Zurab Pololikashvili. No entanto, alerta que este desempenho também demonstra a “enorme responsabilidade de garantir que esse crescimento seja sustentável e inclusivo” e de colaborar “com todas as partes interessadas”.
Pode ver aqui a mensagem do secretário-geral do Turismo da ONU, Zurab Pololikashvili.
https://www.youtube.com/watch?v=8k8tRRDW14A
Turismo é Portugal
Por terras lusas, o setor continua a dar sinais de crescimento e de impacto positivo na economia, ainda que os dados estatísticos do ano completo de 2025 ainda não estejam completos. Até julho os indicadores mostram um aumento no setor com 3,4 milhões de hóspedes (mais 4,3%) e 9,4 milhões de dormidas (mais 3,5%). Até ao mês em causa, os proveitos totais ascenderam a 891,1 milhões de euros e os proveitos de aposento atingiram 701,6 milhões de euros, com crescimentos significativos.
Para celebrar o dia, a Confederação do Turismo de Portugal (CTP) agendou uma conferência para a próxima segunda-feira, 29, dedicada ao tema “Turismo é Portugal”. A CTP refere que irá reunir, no Tróia Design Hotel, personalidades ligadas direta ou indiretamente ao setor que vão discutir o estado atual da atividade turística, o papel do turismo enquanto fator de desenvolvimento territorial e as perspetivas de futuro.
O presidente da Confederação do Turismo de Portugal, Francisco Calheiros, lembra que o setor “é hoje a maior bandeira de Portugal no mundo e um motor essencial da nossa economia. Queremos que esta conferência seja não só um momento de reflexão sobre os desafios e oportunidades do setor, mas também uma afirmação de confiança no futuro”. Francisco Calheiros sublinha que o tema ‘Turismo é Portugal’ “traduz exatamente essa visão: mostrar que o turismo é mais do que uma atividade económica, é identidade, cultura e coesão social, laboral e territorial”.
A sessão de abertura da conferência estará a cargo do Primeiro-ministro, Luís Montenegro, enquanto o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, presidirá à sessão de encerramento.