A The Magnum Ice Cream Company (TMICC), a maior produtora de gelados do mundo, anunciou uma parceria estratégica com a NotCo, empresa pioneira na aplicação de inteligência artificial ao desenvolvimento de produtos de consumo. O objetivo? Acelerar a inovação no setor dos gelados e sobremesas geladas, criando novos formatos e perfis nutricionais, alinhados com as tendências de consumo e sustentabilidade.
A TMICC irá testar a plataforma de IA da NotCo — batizada de Giuseppe AI — para desenvolver produtos mais rapidamente, resolvendo desafios complexos de formulação e reduzindo o tempo de colocação no mercado. “Acreditamos que a IA será um catalisador para desbloquear a próxima geração de inovação alimentar. A verdadeira magia acontece quando IA, robótica e talento humano trabalham em conjunto”, afirma Zbigniew Lewicki, Chief Research, Design and Innovation Officer da TMICC.
A Magnum planeia usar ainda a IA da NotCo para analisar as calorias dos gelados, criar novos produtos à base de plantas, já que – de acordo com Lewicki – os consumidores querem deliciar-se com os gelados, mas também procuram porções menores e produtos mais sustentáveis. Outro propósito da utilização da IA é que ela dê uma ajuda a gerir o aumento dos custos das commodities.
Em Portugal, a Magnum é uma marca de gelados da Unilever, empresa que detém a Olá.
A Giuseppe AI é considerada a primeira plataforma de IA “fundacional” criada especificamente para a indústria de bens de consumo embalados (CPG). Treinada ao longo de uma década com um conjunto de dados proprietário de elevada qualidade, esta tecnologia é já usada por algumas das maiores empresas do setor alimentar e promete encurtar os ciclos de inovação de meses para semanas.
Nos EUA, nos últimos anos, fabricantes de alimentos já usaram a IA da empresa para tentar responder mais rapidamente às mudanças no gosto dos consumidores, inspiradas pelo movimento “Make America Healthy Again” (“Torne a América Saudável Novamente”) e pelo aumento da inflação de ingredientes brutos como o cacau, salienta o Co-Founder e CEO da NotCo, Matias Muchnick.
As empresas apostam na tecnologia da NotCo para encontrar substitutos para os corantes sintéticos, para reduzir o açúcar e encontrar o próximo sabor viral, como aconteceu há uns tempos com o chocolate de Dubai, disse Muchnick.
A NotCo trabalhou anteriormente com a Kraft Heinz na conceção de um macarrão e queijo à base de plantas, queijo simples e maionese.
Matias Muchnick, cofundador e CEO da NotCo, sublinha o caráter transformador da colaboração: “Dez anos depois de termos sonhado com a IA a transformar tudo, estamos agora a ajudar a maior empresa de gelados do mundo a superar os seus maiores desafios de crescimento e inovação. Esta parceria vai acelerar o nosso roteiro tecnológico e redefinir o futuro da alimentação.”
Se o projeto-piloto nos Estados Unidos for bem-sucedido, as empresas admitem expandir a colaboração para outros mercados. Para os consumidores, isto poderá significar gelados Magnum com perfis nutricionais otimizados, novos sabores inesperados e formatos inovadores — uma experiência de gelado com um toque de inteligência artificial.