Portugal com representação de peso na Cimeira da CPLP em Angola

Portugal vai ter uma representação de peso na XIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) de Luanda que decorre já na próxima semana, nos dias 16 e 17 de julho. A Cimeira vai contar com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa,…
ebenhack/AP
Portugal presente na Cimeira da CPLP através do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro, António Costa, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.
Economia

Portugal vai ter uma representação de peso na XIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) de Luanda que decorre já na próxima semana, nos dias 16 e 17 de julho. A Cimeira vai contar com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do Primeiro-ministro, António Costa, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

A informação consta de uma nota divulgada pela Presidência da República que lembra que esta Conferência assinala a celebração do 25.º aniversário da CPLP.

Na mesma nota pode ler-se que, à margem da Cimeira de Luanda, Marcelo Rebelo de Sousa irá participar em encontros bilaterais com alguns dos seus homólogos de outros Estados-Membros da CPLP.

De acordo com a nota da Presidência da República, a XIII Conferência da CPLP será dedicada ao tema “Fortalecer e Promover a Cooperação Económica e Empresarial em Tempos de Pandemia, em prol do Desenvolvimento Sustentável dos Países da CPLP”.

A Cimeira marca também a passagem da presidência rotativa do organismo de Cabo Verde para Angola, sendo que decorrerá em formato presencial.

Neste encontro dos Chefes de Estado e de Governo dos nove países da CPLP será confirmada a nomeação do novo secretário executivo da organização, cargo que será assumido pelo embaixador timorense Zacarias da Costa.

Em Luanda espera-se também que haja avanços significativos para se implementar o Acordo de Mobilidade que abre portas à livre circulação de pessoas e bens no seio da CPLP.

A CPLP é composta por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Guiné Equatorial.

Mais Artigos