Tecnológica europeia instala centro de desenvolvimento de software IoT na cidade do Porto

A empresa especializada em soluções inteligentes de gestão de energia Techem e a xelerate.tech uniram forças para lançar a “Techem Xelerate” – um novo centro de desenvolvimento de software no Porto. A Techem opera uma relevante infraestrutura de IoT (Internet of Things) da indústria na Europa, com mais de 62 milhões de dispositivos de medição…
ebenhack/AP
Numa parceria entre a Techem e a Xelerate.tech, é lançada a Techem Xelerate, um centro tecnológico que vem para a cidade do Porto para desenvolver soluções inteligentes de gestão de energia para imóveis, com base em IoT.
Tecnologia

A empresa especializada em soluções inteligentes de gestão de energia Techem e a xelerate.tech uniram forças para lançar a “Techem Xelerate” – um novo centro de desenvolvimento de software no Porto.

A Techem opera uma relevante infraestrutura de IoT (Internet of Things) da indústria na Europa, com mais de 62 milhões de dispositivos de medição digital em mais de 13 milhões de habitações, permitindo a medição de consumos e monitorização de equipamentos em larga escala.

A Techem atua, assim, no setor imobiliário na melhoria da eficiência energética, com o objetivo de reduzir o consumo de energia, os custos e as emissões de CO₂ de forma pouco invasiva e com baixo investimento. Os serviços da Techem contribuem para o avanço da descarbonização a longo prazo do setor imobiliário, que continua a ser responsável por aproximadamente 40% das emissões globais de CO₂.

No centro deste ecossistema de IoT está uma plataforma digital que fornece os serviços digitais da Techem em 18 países, servindo como pilar digital da indústria.

O Digital Platform Hub no Porto, para a instalação do qual não foram revelados valores de investimento, vai desempenhar um papel crucial no desenvolvimento e gestão deste ecossistema. “O cenário tecnológico vibrante do Porto e o talento excecional tornam a cidade no local perfeito para o nosso novo centro tecnológico. Juntamente com a xelerate.tech, estamos a explorar a energia inovadora da cidade não só para desenvolver ainda mais a nossa principal plataforma digital para digitalizar e descarbonizar o setor da construção em toda a Europa e além, mas também para acelerar o futuro digital da Techem”, afirma Christian Klöppel, Diretor de Transformação Digital na Techem.

“O centro vai concentrar-se no desenvolvimento de plataformas de IoT, aplicações nativas em nuvem, análise de dados e soluções de software para eficiência energética e descarbonização. Metodologias ágeis e conjuntos de tecnologias modernas serão aplicados para criar ferramentas digitais impactantes que apoiem operações de construção mais sustentáveis”, indica a tecnológica.

“Através da parceria com a xelerate.tech, a iniciativa centra-se na criação de equipas de alto desempenho que aplicam metodologias comprovadas enquanto co-criam uma base tecnológica moderna e resiliente para garantir o crescimento futuro da Techem”, afirma em comunicado a Techem que pretende acelerar o time-to-market das soluções desenvolvidas.

A Techem Xelerate Portugal planeia contratar cerca de 40–50 novos colaboradores nos próximos dois anos. “O Porto foi escolhido por causa do vibrante ecossistema tecnológico, conjunto de talentos altamente qualificados e proximidade com universidades de prestígio. A reputação da cidade como um polo tecnológico internacional em crescimento tornou-a um local ideal para o desenvolvimento de soluções digitais que apoiam operações de construção sustentáveis”, justifica a empresa.

Mais Artigos