Catarina Albuquerque, a portuguesa que gere a Sanitation and Water for All

Catarina Albuquerque, 55 anos, é diretora executiva da organização Sanitation and Water for All, parceira da ONU na missão de levar água potável e saneamento a todos os cantos do mundo. A gestora portuguesa, licenciada em Direito, ocupa esta posição de destaque desde 2018, e está, pelo segundo ano consecutivo, presente na lista de 2025…
ebenhack/AP
Com uma avaliação total de 73 pontos, Catarina Albuquerque, diretora executiva da Sanitation and Water For All, está na 25ª posição da lista das 50 portuguesas Mais Poderosas nos Negócios. Apesar de não liderar um negócio como os outros, faz parte da chamada economia social.
Forbes Women Listas

Catarina Albuquerque, 55 anos, é diretora executiva da organização Sanitation and Water for All, parceira da ONU na missão de levar água potável e saneamento a todos os cantos do mundo. A gestora portuguesa, licenciada em Direito, ocupa esta posição de destaque desde 2018, e está, pelo segundo ano consecutivo, presente na lista de 2025 das 50 portuguesas Mais Poderosas nos Negócios da Forbes Portugal. No ano passado a lista foi organizada por categorias, tendo a gestora entrado na categoria de Responsabilidade Social, tendo-se mantido no ranking deste ano, apesar deste não ser propriamente um negócio como os outros, mas que integra a chamada economia social.

Em 2008, Catarina tornou-se Primeira Relatora Especial da ONU para os Direitos Humanos à Água e ao Saneamento, função que manteve até 2014, quando se tornou diretora executiva da mesma organização. Revelou então que a sua maior ambição seria que em 2030 não existisse alguém à face da Terra sem acesso a água e saneamento de qualidade e com dignidade.

Catarina Albuquerque está na 25ª posição do ranking da Forbes Portugal das mulheres Mais Poderosas nos Negócios. A gestora é diretora executiva da Sanitation and Water For All.

Já anteriormente, em 2009, recebera a Medalha de Ouro dos Direitos Humanos atribuída pela Assembleia da República Portuguesa e foi também reconhecida com a Ordem de Mérito pelo Presidente da República Portuguesa. É ainda presidente do conselho da Faculdade Nova School of Law.

Catarina é mestre em Direito Internacional, formação frequentada no Institut Universitaire de Hautes Etudes Internationales, e foi consultora jurídica no Gabinete de Documentação e Direito Comparado logo após concluir a sua licenciatura em Direito. Além disso lecionou como Professora Convidada nas Faculdades de Direito das Universidade do Minho e na Universidade de Coimbra. A universidade da Carolina do Norte concedeu-lhe um Doutoramento Honoris Causa.

Metodologia do ranking as 50 Mulheres Mais Poderosas nos Negócios

 O ranking das mulheres portuguesas com mais poder nos negócios, dentro e fora de fronteiras, é elaborado com base numa avaliação de centenas de empresas das quais são retirados mais os nomes de CEO, diretoras-gerais, administradoras, acionistas e empreendedoras. A Forbes Portugal analisou mais de 150 nomes para poder pontuar e chegar assim a uma lista final. No caso de empate, foram atribuídos meios pontos, ou subindo ou descendo em comparação com as pares.

A Forbes Portugal analisou mais de 150 nomes para poder pontuar e chegar assim a uma lista final.

A avaliação é feita com base em cinco critérios, pontuados de zero a 20: Fortuna, pessoal ou familiar; Poder de Decisão – se é CEO, presidente do Conselho de Administração, administradora ou acionista -; Poder de Influência, ou seja a sua projeção fora da empresa, seja em programas de responsabilidade social e cívica em que se envolve, seja associações em que participa, artigos que escreve e participação ativa nas redes sociais (sobretudo Linkedin); Dimensão do negócio – se são grandes negócios internacionais, em que países estão presentes, qual a área geográfica de ação;  e, por fim, pelo seu Empreendedorismo, se apenas fez carreira numa área, ou se envolveu na criação de empresas.

Mais Artigos