Sandra Santos: Conheça a mais recente CEO da Logoplaste

Sandra Santos, 53 anos, assumiu a liderança da Logoplaste em fevereiro deste ano, sendo a atual CEO da companhia de origem portuguesa que detém 70 fábricas em 17 países. Fundado pela família Botton, no qual Filipe de Botton é ainda chairman, o grupo nacional faturou qualquer coisa como mil milhões de euros em 2024. A…
ebenhack/AP
Com um total de 73,5 pontos, a gestora, que assumiu a liderança da Logoplaste este ano, está na 24º posição da lista de 2025 das 50 mulheres Mais Poderosas nos Negócios da Forbes Portugal.
Forbes Women Listas

Sandra Santos, 53 anos, assumiu a liderança da Logoplaste em fevereiro deste ano, sendo a atual CEO da companhia de origem portuguesa que detém 70 fábricas em 17 países. Fundado pela família Botton, no qual Filipe de Botton é ainda chairman, o grupo nacional faturou qualquer coisa como mil milhões de euros em 2024. A gestora portuguesa entrou este ano para a lista das 50 portuguesas Mais Poderosas nos Negócios, ocupando a 24ª posição do ranking, com uma avaliação de 73,5 pontos no estudo da Forbes Portugal (ver em baixo metodologia aplicada).

Sandra Santos, CEO da Logoplaste é uma das Mais Poderosas nos Negócios em 2025, segundo o ranking elaborado pela revista Forbes Portugal.

Licenciada em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, concluída em 1994, a gestora iniciou a sua carreira profissional na área financeira, no extinto BES, no qual foi gestora de contas. Em 1999 concluiu um MBA no Porto Business School – fez várias outras formações ao longo da sua carreira -, e nesse mesmo ano entra no universo do grupo BA Glass, como management control officer. Em 2001 é promovida a CFO e, em 2014, torna-se CEO do grupo que pertence às famílias Moreira da Silva e Silva Domingues. Entre 2020 e 2024 foi membro não executivo de empresas como a Navigator Company, a EDP e o Banco BPI. Foi ainda membro fundador da Business Roundtable Portugal.

Metodologia do ranking as 50 Mulheres Mais Poderosas nos Negócios

 O ranking das mulheres portuguesas com mais poder nos negócios, dentro e fora de fronteiras, é elaborado com base numa avaliação de centenas de empresas das quais são retirados mais os nomes de CEO, diretoras-gerais, administradoras, acionistas e empreendedoras. A Forbes Portugal analisou mais de 150 nomes para poder pontuar e chegar assim a uma lista final. No caso de empate, foram atribuídos meios pontos, ou subindo ou descendo em comparação com as pares.

A Forbes Portugal analisou mais de 150 nomes para poder pontuar e chegar assim a uma lista final.

A avaliação é feita com base em cinco critérios, pontuados de zero a 20: Fortuna, pessoal ou familiar; Poder de Decisão – se é CEO, presidente do Conselho de Administração, administradora ou acionista -; Poder de Influência, ou seja a sua projeção fora da empresa, seja em programas de responsabilidade social e cívica em que se envolve, seja associações em que participa, artigos que escreve e participação ativa nas redes sociais (sobretudo Linkedin); Dimensão do negócio – se são grandes negócios internacionais, em que países estão presentes, qual a área geográfica de ação;  e, por fim, pelo seu Empreendedorismo, se apenas fez carreira numa área, ou se envolveu na criação de empresas.

Mais Artigos