Healthcare Summit 2025: “Atualmente não contratamos currículos, somos escolhidos por pessoas com ambição”

Ana Gonçalves, CEO da Academia de Negócios da Saúde, foi uma das convidadas da Healthcare Summit, da Forbes Portugal, para a realização de um pitch. "Eu seu negócio não é o que faz, é quem escolhe para fazer consigo" foi o tema que escolheu apresentar. Em poucos minutos, Ana destacou o facto de estarmos a…
ebenhack/AP
Durante a segunda edição da Healthcare Summit, Ana Gonçalves falou sobre o processo de contratação e sobre a forma como as organizações devem lidar com os profissionais de saúde.
Economia Healthcare Summit 2025

Ana Gonçalves, CEO da Academia de Negócios da Saúde, foi uma das convidadas da Healthcare Summit, da Forbes Portugal, para a realização de um pitch. “Eu seu negócio não é o que faz, é quem escolhe para fazer consigo” foi o tema que escolheu apresentar.

Em poucos minutos, Ana destacou o facto de estarmos a caminho de um problema: “vamos ter falta de profissionais de saúde, de que forma podemos estar preparados para esta crise?”.

Atualmente assistimos a uma mudança no processo de contratação. Segundo Ana, se antigamente era o talento que procurava uma oportunidade nas empresas, hoje em dia são as empresas que estão a “implorar por talento”.

No caso da saúde, para que as organizações consigam, então, atrair talento, Ana apresentou um estudo sobre aquilo que os profissionais de saúde procuram. 82% tem em conta a relação com a equipa e liderança, 74% valoriza mais a realização pessoal do que a remuneração, 68% procura uma oportunidade de evolução pessoal, 61% sentem-se mais motivados quando têm reconhecimento e 58% procura um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

“A grande diferenciação vai ser a cultura e a forma como comunicamos com a equipa. Porque é que as pessoas abandonam o sistema de saúde? Porque em algum momento sentiram indiferença”, explicou.

Para que se chegue à equipa certa, Ana traçou um plano com sete passos que partilhou com a audiência da Healthcare Summit: Estratégia de comunicação e marketing para atrair talento; Jornada do colaborador; Cultura declarada e vivida; Condições de flexibilidade; Feedback regular, escuta ativa, rituais de equipa; Desenvolvimento e reconhecimento; Progressão de carreira.

“Para termos as pessoas certas temos de ter o processo certo para atrair talento. Atualmente não contratamos currículos, somos escolhidos por pessoas com ambição, que querem sentir-se parte de algo”, concluiu.

Mais Artigos