Rosália Teixeira, a empresária que deu gás à Porto Editora

Rosália Teixeira tem 92 anos, mas ainda mantém o cargo de Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Porto Editora, empresa cofundada pelo seu marido, o professor universitário Vasco Teixeira, em 1944. Nessa data, o empreendedor uniu-se a outros 19 colegas de profissão para criarem em conjunto as bases do que é hoje este grande…
ebenhack/AP
Apesar da idade avançada, Rosália Teixeira está ainda ligada aos negócios da família, como presidente do conselho de administração da Porto Editora. Está na 20º posição da lista de 2025 das portuguesas Mais Poderosas nos Negócios.
Forbes Women Listas

Rosália Teixeira tem 92 anos, mas ainda mantém o cargo de Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Porto Editora, empresa cofundada pelo seu marido, o professor universitário Vasco Teixeira, em 1944. Nessa data, o empreendedor uniu-se a outros 19 colegas de profissão para criarem em conjunto as bases do que é hoje este grande grupo empresarial. Os seus três filhos, Vasco Teixeira, Graciete Teixeira e José Teixeira, gerem o dia-a-dia dos negócios, que já acumula empresas como a Bertrand, a Circulo de Leitores, a Areal, a Wook, e várias editoras fora de fronteiras.

Com 75,5 pontos, Rosália Teixeira ocupa a 20ª posição da lista das Mais Poderosas dos Negócios da Forbes Portugal, edição que está atualmente presente em banca.

Com uma licenciatura em Química, a empresária do Norte detém a maioria das ações do grupo Porto Editora, que partilha com os seus três filhos. As participações familiares estão agregadas numa holding, a Urbagesta SA, da qual Rosália Teixeira detém 65% do capital. Avaliada pela Forbes Portugal, a família acumula um património de cerca de 458 milhões de euros.

Além de ser uma das mulheres mais ricas do país, é também uma das empresárias mais conceituadas. A revista Forbes Portugal volta a colocá-la na lista das portuguesas Mais Poderosas nos Negócios, situando-se na 20º posição do ranking de 2025, com um total de 75,5 pontos (ver metodologia em baixo).

Metodologia do ranking as 50 Mulheres Mais Poderosas nos Negócios

 O ranking das mulheres portuguesas com mais poder nos negócios, dentro e fora de fronteiras, é elaborado com base numa avaliação de centenas de empresas das quais são retirados mais os nomes de CEO, diretoras-gerais, administradoras, acionistas e empreendedoras. A Forbes Portugal analisou mais de 150 nomes para poder pontuar e chegar assim a uma lista final. No caso de empate, foram atribuídos meios pontos, ou subindo ou descendo em comparação com as pares.

A Forbes Portugal analisou mais de 150 nomes para poder pontuar e chegar assim a uma lista final.

A avaliação é feita com base em cinco critérios, pontuados de zero a 20: Fortuna, pessoal ou familiar; Poder de Decisão – se é CEO, presidente do Conselho de Administração, administradora ou acionista -; Poder de Influência, ou seja a sua projeção fora da empresa, seja em programas de responsabilidade social e cívica em que se envolve, seja associações em que participa, artigos que escreve e participação ativa nas redes sociais (sobretudo Linkedin); Dimensão do negócio – se são grandes negócios internacionais, em que países estão presentes, qual a área geográfica de ação;  e, por fim, pelo seu Empreendedorismo, se apenas fez carreira numa área, ou se envolveu na criação de empresas.

Mais Artigos