Paula Panarra, a gestora tecnológica que lidera a Avanade no Reino Unido e Irlanda

Paula Panarra protagoniza uma das mais altas subidas no ranking de 2025 das portuguesas Mais Poderosas nos Negócios da Forbes Portugal. A ex-CEO da Microsoft Portugal assumiu, em dezembro de 2024, a função de general manager da Avanade UK & Ireland, tendo ficado esta edição na 16º posição do ranking anual da Forbes Portugal, com…
ebenhack/AP
A ex-líder da Microsoft Portugal é atualmente directora-geral da Avanade UK & Ireland, uma tecnológica especialista em soluções Microsoft, com foco na Inteligência Artificial. Paula Panarra está na 16º posição da lista das Mais Poderosas nos Negócios da Forbes Portugal.
Forbes Women Listas

Paula Panarra protagoniza uma das mais altas subidas no ranking de 2025 das portuguesas Mais Poderosas nos Negócios da Forbes Portugal. A ex-CEO da Microsoft Portugal assumiu, em dezembro de 2024, a função de general manager da Avanade UK & Ireland, tendo ficado esta edição na 16º posição do ranking anual da Forbes Portugal, com uma avaliação total de 78 pontos.  A Avanade é uma tecnológica especialista em soluções Microsoft, com foco na Inteligência Artificial, com cerca de sete mil clientes no mundo, e resulta de uma joint-venture criada no ano 2000 entre a Microsoft e a Accenture.

Com um total de 78 pontos, Paula Panarra está na 16º posição da lista de 2025 das Mais Poderosas nos Negócios da Forbes Portugal. A gestora é atualmente general manager da Avanade no Reino Unido e Irlanda.

Licenciada em Engenharia Química e Biotecnologia, pelo Instituto Superior Técnico (IST) de Lisboa, Paula Panarra esteve 15 anos na Procter & Gamble, multinacional na qual iniciou o seu percurso profissional. Entrou para a Microsoft, como marketing lead tendo passado por outras funções internamente. Em 2016 assumiu a função de general manager da filial nacional na qual se manteve até 2021. Pelo meio, em 2019, recebeu o Prémio Maria de Lurdes Pintassilgo, distinção atribuída anualmente pelo IST e que distingue o papel das mulheres na área da engenharia.

Ainda na Microsoft, após a liderança nacional, assumiu um cargo internacional na divisão da Microsoft Business Applications Sales como Diretora Global para Retail e Consumer Goods e ocupou o cargo de Global Business Applications Value Lead. Em 2024 entra na Avanade Ibéria, como general manager, com a responsabilidade de gerir o mercado português e espanhol. Apenas um ano depois é escolhida para liderar o negócio da Avanade no Reino Unido e Irlanda.

Metodologia do ranking as 50 Mulheres Mais Poderosas nos Negócios

O ranking das mulheres portuguesas com mais poder nos negócios, dentro e fora de fronteiras, é elaborado com base numa avaliação de centenas de empresas das quais são retirados mais os nomes de CEO, diretoras-gerais, administradoras, acionistas e empreendedoras. A Forbes Portugal analisou mais de 150 nomes para poder pontuar e chegar assim a uma lista final. No caso de empate, foram atribuídos meios pontos, ou subindo ou descendo em comparação com as pares.

A Forbes Portugal analisou mais de 150 nomes para poder pontuar e chegar assim a uma lista final.

A avaliação é feita com base em cinco critérios, pontuados de zero a 20: Fortuna, pessoal ou familiar; Poder de Decisão – se é CEO, presidente do Conselho de Administração, administradora ou acionista -; Poder de Influência, ou seja a sua projeção fora da empresa, seja em programas de responsabilidade social e cívica em que se envolve, seja associações em que participa, artigos que escreve e participação ativa nas redes sociais (sobretudo Linkedin); Dimensão do negócio – se são grandes negócios internacionais, em que países estão presentes, qual a área geográfica de ação;  e, por fim, pelo seu Empreendedorismo, se apenas fez carreira numa área, ou se envolveu na criação de empresas.

Mais Artigos