Paula Panarra protagoniza uma das mais altas subidas no ranking de 2025 das portuguesas Mais Poderosas nos Negócios da Forbes Portugal. A ex-CEO da Microsoft Portugal assumiu, em dezembro de 2024, a função de general manager da Avanade UK & Ireland, tendo ficado esta edição na 16º posição do ranking anual da Forbes Portugal, com uma avaliação total de 78 pontos. A Avanade é uma tecnológica especialista em soluções Microsoft, com foco na Inteligência Artificial, com cerca de sete mil clientes no mundo, e resulta de uma joint-venture criada no ano 2000 entre a Microsoft e a Accenture.
Com um total de 78 pontos, Paula Panarra está na 16º posição da lista de 2025 das Mais Poderosas nos Negócios da Forbes Portugal. A gestora é atualmente general manager da Avanade no Reino Unido e Irlanda.
Licenciada em Engenharia Química e Biotecnologia, pelo Instituto Superior Técnico (IST) de Lisboa, Paula Panarra esteve 15 anos na Procter & Gamble, multinacional na qual iniciou o seu percurso profissional. Entrou para a Microsoft, como marketing lead tendo passado por outras funções internamente. Em 2016 assumiu a função de general manager da filial nacional na qual se manteve até 2021. Pelo meio, em 2019, recebeu o Prémio Maria de Lurdes Pintassilgo, distinção atribuída anualmente pelo IST e que distingue o papel das mulheres na área da engenharia.
Ainda na Microsoft, após a liderança nacional, assumiu um cargo internacional na divisão da Microsoft Business Applications Sales como Diretora Global para Retail e Consumer Goods e ocupou o cargo de Global Business Applications Value Lead. Em 2024 entra na Avanade Ibéria, como general manager, com a responsabilidade de gerir o mercado português e espanhol. Apenas um ano depois é escolhida para liderar o negócio da Avanade no Reino Unido e Irlanda.
Metodologia do ranking as 50 Mulheres Mais Poderosas nos Negócios
O ranking das mulheres portuguesas com mais poder nos negócios, dentro e fora de fronteiras, é elaborado com base numa avaliação de centenas de empresas das quais são retirados mais os nomes de CEO, diretoras-gerais, administradoras, acionistas e empreendedoras. A Forbes Portugal analisou mais de 150 nomes para poder pontuar e chegar assim a uma lista final. No caso de empate, foram atribuídos meios pontos, ou subindo ou descendo em comparação com as pares.
A Forbes Portugal analisou mais de 150 nomes para poder pontuar e chegar assim a uma lista final.
A avaliação é feita com base em cinco critérios, pontuados de zero a 20: Fortuna, pessoal ou familiar; Poder de Decisão – se é CEO, presidente do Conselho de Administração, administradora ou acionista -; Poder de Influência, ou seja a sua projeção fora da empresa, seja em programas de responsabilidade social e cívica em que se envolve, seja associações em que participa, artigos que escreve e participação ativa nas redes sociais (sobretudo Linkedin); Dimensão do negócio – se são grandes negócios internacionais, em que países estão presentes, qual a área geográfica de ação; e, por fim, pelo seu Empreendedorismo, se apenas fez carreira numa área, ou se envolveu na criação de empresas.