A semana começou com a DAZN a anunciar João Diogo Ferreira como novo managing director em Portugal. Com mais de 15 anos de experiência em cargos de liderança no setor das telecomunicações em Portugal, João Diogo Ferreira desempenhou funções de direção na NOS e na MEO. A sua carreira inclui ainda experiência internacional em mercados como Reino Unido, França e África.
“Num momento em que a indústria do desporto e do entretenimento atravessam uma forte transformação, a DAZN combina inovação e tecnologia de ponta para oferecer a melhor experiência a todos os fãs em Portugal. É particularmente marcante poder juntar a experiência no setor das telecomunicações à paixão pelo desporto, numa marca global que já conhecia de perto. Liderar a DAZN em Portugal é, sem dúvida, um dos desafios mais entusiasmantes da minha carreira”, afirma João Diogo Ferreira, em comunicado.
No mesmo comunicado, Óscar Vilda, CEO da DAZN Ibéria, destaca Portugal como “um mercado estratégico para a DAZN” e menciona o objetivo de reforçar o crescimento da marca.
O anúncio aconteceu poucos dias antes de se verificar o enorme sucesso de audiências que foi o Mundial de Clubes de 2025, transmitido pela plataforma.
Segundo a Nielsen Sports, estima-se que 2,7 mil milhões de fãs acompanharam o torneio através dos vários meios disponíveis em cada mercado. A DAZN, com a transmissão gratuita dos 63 jogos do torneio, alcançou números recorde de alcance e interação.
Em Portugal, mais de 60% da população assistiu à competição através da DAZN e da TVI, canal com quem celebrou um acordo de sublicenciamento. A final entre Chelsea FC e Paris Saint-Germain e o encontro entre o Inter Miami CF de Lionel Messi e o FC Porto deram à TVI as suas duas maiores audiências de 2025 até à data do torneio.
Destaque ainda para a Argentina, que teve mais de 9 milhões de pessoas a assistir ao jogo entre Boca Juniors e o Benfica.
“Os resultados demonstram o extraordinário interesse global por conteúdos de futebol acessíveis e de qualidade. O torneio mostrou o quão poderoso o desporto pode ser quando apresentado com uma perspetiva digital e centrada no adepto. Orgulhamo-nos, em conjunto com a FIFA, de ter definido novos padrões de alcance e de interação e de ter conectado fãs de todo o mundo a um dos torneios mais emocionantes do futebol”, afirmou Shay Segev, CEO do DAZN Group, em comunicado.