Olha Mozzhakova, country head da Intellias para Portugal, Espanha e Colômbia, está a redefinir a presença da empresa nestes mercados com uma abordagem focada em adaptação local, desenvolvimento de talento e inclusão. “A minha principal prioridade estratégica tem sido ajustar a nossa abordagem à realidade local”, afirma. O objetivo é obter um crescimento sustentável e garantir um impacto tecnológico real. Sob a sua liderança, a Intellias já atingiu alguns resultados que considera positivos e relevantes. “Obtivemos a certificação Great Place to Work® em Espanha, fomos reconhecidos como uma das 25 Empresas Mais Felizes em Portugal e recebemos o prémio da Inspiring Workplace 2025 na América Latina”, destaca. A aposta passa por parcerias de longo prazo com empresas em transformação digital e na criação de hubs locais de engenharia com talento de excelência — porque desenvolver tecnologia de ponta para clientes de referência exige os melhores profissionais.
A maturidade digital dos mercados ibérico e latino-americano também tem evoluído, cada um ao seu ritmo. “A América Latina está a passar por uma rápida transformação digital”, refere Olha Mozzhakova, destacando a inovação fintech e a infraestrutura cloud como pontos fortes. Na Península Ibérica, a liderança em inteligência artificial, cloud e Indústria 4.0 é acelerada por políticas públicas e fundos europeus. Para acelerar esta evolução, a Intellias aposta no conhecimento regional aliado à excelência global. “Estas equipas desenvolvem soluções em engenharia cloud, plataformas de dados, IA/ML e cibersegurança”, explica a responsável.
Entre os projetos em curso estão soluções críticas para a indústria automóvel — incluindo o desenvolvimento de software para a indústria de semicondutores, em parceria com empresas como a Elmos — e sistemas de pagamento com inteligência artificial, como o inovador ‘pay by plate’.
Equidade, diversidade e inclusão no ADN da empresa
Olha Mozzhakova assume igualmente um compromisso forte com a diversidade. “A equidade, a diversidade e a inclusão (EDI) estão no centro da nossa cultura e da nossa estratégia.” A iniciativa ‘She Is Tech’, por exemplo, apoia mais de 1300 mulheres e já realizou conferências que impactaram milhares de participantes. “Assistimos a um aumento significativo da representação feminina em funções de engenharia e de liderança.” Com uma carreira internacional na gestão de desenvolvimento de software (com certificações em Scrum, SAFe e PMO-CP), que começou na Ucrânia e passou por múltiplas geografias e vários tipos de empresas, Olha Mozzhakova traz consigo um vasto conhecimento do sector. Entre os seus principais feitos destacam-se a criação de um centro de desenvolvimento para uma empresa de produtos, a gestão de uma carteira com mais de 100 profissionais, e o papel como diretora de desenvolvimento de negócio numa empresa de produtos de comércio eletrónico.
Um percurso que lhe proporcionou as ferramentas para o tipo de liderança em que acredita, e que resulta no equilíbrio entre ambição, empatia e visão de negócio. “Ser ambicioso é manter-se motivado, agir com rapidez. A empatia, por outro lado, é inegociável. É o que fortalece equipas motivadas e de alto desempenho”, reforça. A sua visão humanista e estratégica molda hoje o futuro da Intellias nas regiões que lidera. “Liderar com eficácia na tecnologia exige ligar a inovação a resultados concretos, com propósito, ambição e as pessoas no centro de tudo.”