A velocidade vertiginosa a que a tecnologia evolui obriga a que os decisores das organizações não fiquem parados. Com esta premissa em mente, Rui Ribeiro apresenta o novo livro “Bizgital Transformation – Beyond Digital Transformation: Embrace the New Frontiers of a Hyper-Connected World”, onde o mote é oferecer aos CEO, decisores políticos e líderes empresariais “um verdadeiro roteiro para navegar as ondas crescentes da disrupção”.
Perante os desafios que as organizações enfrentam – desde a inteligência artificial e computação quântica à sustentabilidade e ética digital – o consultor e investigador em transformação digital realça no livro como a vantagem competitiva já não advém da eficiência ou de sistemas legados, mas sim da capacidade de antecipar, adaptar, agir e alinhar.
A publicação dá ênfase à interação entre negócio, cultura e propósito. E posiciona a transformação digital “como um estado permanente de prontidão, e não como uma iniciativa pontual, sublinhando as dimensões éticas, sociais e estratégicas da era digital”.
Citado em comunicado, Rui Ribeiro refere que “a transformação digital não é um projeto com uma data de fim. É uma viagem, que exige visão prospetiva, resiliência e propósito”. E destaca que “as organizações que prosperam são as que encaram a mudança como uma constante e se desenham para aprender, ajustar e liderar”.
Rui Ribeiro é executivo, consultor e professor com quase 30 anos de experiência em negócios e tecnologia. O autor liderou grandes projetos de transformação em telecomunicações, infraestruturas e ensino executivo. Com este livro partilha os seus conhecimentos para posicionar a transformação digital não apenas como um desafio técnico, mas como uma verdadeira revolução humana e cultural.