João Manuel Nabeiro lidera Associação das Festas do Povo de Campo Maior

O chairman do grupo Nabeiro-Delta Cafés, João Manuel Nabeiro, é o novo presidente da Associação das Festas do Povo de Campo Maior, depois de ter apresentado a única lista nas eleições do órgão ao recolheu 93 votos do total dos 96 sócios. Depois da eleição, João Manuel Nabeiro definiu como meta a realização destas festividades,…
ebenhack/AP
O chairman do grupo Nabeiro-Delta Cafés, João Manuel Nabeiro, foi eleito presidente da Associação das Festas do Povo de Campo Maior. O gestor quer o regresso das festividades já em 2026.
Forbes Life

O chairman do grupo Nabeiro-Delta Cafés, João Manuel Nabeiro, é o novo presidente da Associação das Festas do Povo de Campo Maior, depois de ter apresentado a única lista nas eleições do órgão ao recolheu 93 votos do total dos 96 sócios.

Depois da eleição, João Manuel Nabeiro definiu como meta a realização destas festividades, classificadas pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade, já em 2026.

O novo presidente disse esperar que as Festas do Povo decorram no próximo ano e, embora reconheça dificuldades, referiu que vai procurar envolver habitantes de 100 ruas da vila raiana para que possam decorar as respetivas artérias com flores de papel, no próximo ano.

João Manuel Nabeiro salientou que “a população é escassa, alterou completamente, digamos, a sua configuração. E a população está bastante envelhecida em algumas dessas ruas, principalmente na zona antiga, mas tentaremos ultrapassar essas mesmas situações com muito mais trabalho”.

Realizadas por vontade popular, as seculares Festas do Povo de Campo Maior foram reconhecidas, em 2021, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Estas tradicionais festas, realizadas pela última vez em 2015, são conhecidas por apresentarem dezenas de ruas, sobretudo no centro histórico, ‘engalanadas’ com milhares de flores de papel, feitas voluntariamente pela população.

Para perpetuar o legado deste evento, a Câmara de Campo Maior inaugurou, em 2022, um centro interpretativo dedicado às Festas do Povo, no antigo edifício do Assento Militar, após um investimento superior a 1,2 milhões de euros.

 

Com Lusa

Mais Artigos