A AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal vai levar mais de 70 marcas portuguesas à Paris Design Week. A partir do próximo dia 4 e até 9 de setembro Portugal regressa pela terceira vez ao evento com uma exposição, cujo tema é, “Re.MADE IN PORTUGAL naturally”.
Em comunicado, a AICEP explica que “Portugal celebra a criatividade, o saber-fazer e a inovação de mais de 70 marcas portuguesas”. E detalha que “o prefixo “Re.”, agora associado à marca MADE IN PORTUGAL naturally, é uma declaração de princípios: representa o compromisso da fileira casa portuguesa com a regeneração, a reinvenção e a reutilização, num equilíbrio entre herança cultural e modernidade”.
A fileira casa portuguesa engloba os setores do mobiliário, iluminação, têxteis-lar e artigos para a casa (cerâmica, cutelaria, metalurgia, vidro e cristal). De acordo com a entidade liderada por Madalena Oliveira e Silva, o mercado francês é o principal destino das exportações portuguesas da fileira Casa. Em 2024, a França representou 26% das exportações desta fileira, seguida de Espanha, Estados Unidos da América, Alemanha e Reino Unido. O setor integra cerca de 7.200 empresas e emprega cerca de 65 mil pessoas. O volume de negócios ascendeu a 4.412 milhões de euros no ano passado, com as exportações a atingirem 2.890 milhões de euros. O mobiliário representa mais de 50% do total das exportações, seguido dos têxteis-lar, dos artigos para a casa e da iluminação.
A curadoria da exposição está a cargo de Nini Andrade Silva, onde a designer de interiores “apresenta um Portugal onde tradição, matérias e formas se reinventam num diálogo entre memória e futuro”.