Isabel Ferreira Pinto, a gestora que comanda os destinos do Pingo Doce

Apesar de discreta, Isabel Ferreira Pinto, CEO do Pingo Doce, tem nas mãos um negócio que movimenta receitas na ordem dos 5,1 mil milhões de euros. Foi este o volume de negócios da cadeia de retalho alimentar Pingo Doce em 2024, resultado que representou um crescimento de 4,5% face ao ano anterior. A revista Forbes…
ebenhack/AP
Com uma avaliação de 83,5 pontos, a CEO do Pingo Doce está novamente na lista das portuguesas Mais Poderosas nos Negócios, da revista Forbes Portugal. Isabel Ferreira Pinto ocupa a nona posição do ranking de 2025.
Forbes Women Listas

Apesar de discreta, Isabel Ferreira Pinto, CEO do Pingo Doce, tem nas mãos um negócio que movimenta receitas na ordem dos 5,1 mil milhões de euros. Foi este o volume de negócios da cadeia de retalho alimentar Pingo Doce em 2024, resultado que representou um crescimento de 4,5% face ao ano anterior. A revista Forbes Portugal avaliou a sua performance e colocou-a na nona posição do ranking de 2025 das portuguesas Mais Poderosas nos Negócios, com um total de 83,5 pontos. A executiva está presente nos primeiros lugares da lista desde 2023.

Isabel Ferreira Pinto, CEO do Pingo Doce, ocupa a nona posição do ranking de 2025 das 50 portuguesas Mais Poderosas nos Negócios. A gestora foi a primeira mulher a liderar a cadeia de supermercados Pingo Doce.  

Licenciada em Gestão, Comercial e Marketing, pela Universidade Católica Portuguesa, concluída em 1999, a Isabel Ferreira Pinto foi a primeira mulher a liderar esta importante área de negócio no Grupo Jerónimo Martins. O Pingo Doce é uma das marcas de supermercados com mais peso no grupo e também uma das mais relevantes no mercado nacional.

A gestora fez carreira dentro do grupo, no qual entrou para realizar um estágio na equipa de marketing, passando ainda pela área comercial, tendo sido gestora de produto no Recheio e Pingo Doce. Assumiu a liderança da marca de supermercados em 2016, cargo que mantém até hoje.

Metodologia usada no ranking das 50 Mulheres Mais Poderosas nos Negócios

O ranking das mulheres portuguesas com mais poder nos negócios, dentro e fora de fronteiras, é elaborado com base numa avaliação de centenas de empresas das quais são retirados mais os nomes de CEO, diretoras-gerais, administradoras, acionistas e empreendedoras. A Forbes Portugal analisou mais de 150 nomes para poder pontuar e chegar assim a uma lista final. No caso de empate, foram atribuídos meios pontos, ou subindo ou descendo em comparação com as pares.

A Forbes Portugal analisou mais de 150 nomes para poder pontuar e chegar assim a uma lista final.

A avaliação é feita com base em cinco critérios, pontuados de zero a 20: Fortuna, pessoal ou familiar; Poder de Decisão – se é CEO, presidente do Conselho de Administração, administradora ou acionista; Poder de Influência, ou seja a sua projeção fora da empresa, seja em programas de responsabilidade social e cívica em que se envolve, seja associações em que participa, artigos que escreve e participação ativa nas redes sociais (sobretudo Linkedin); Dimensão do negócio – se são grandes negócios internacionais, em que países estão presentes, qual a área geográfica de ação;  e, por fim, pelo seu Empreendedorismo, se apenas fez carreira numa área, ou se envolveu na criação de empresas.

Mais Artigos