“Alligator Alcatraz”: Juíza ordena que a prisão seja fechada no prazo de 60 dias

Esta quinta-feira, uma juíza impediu a administração de Trump e o governo da Flórida de levar novos detidos para a prisão conhecida como "Alligator Alcatraz" e ordenou a transferência dos detidos existentes no prazo de 60 dias, determinando que as autoridades federais e estaduais não realizaram as avaliações ambientais necessárias antes de construir o centro…
ebenhack/AP
A decisão foi favorável aos grupos de ambientalistas e à tribo Miccosukee, que entraram com uma ação alegando que a instalação construída na Flórida viola as leis ambientais federais.
Economia

Esta quinta-feira, uma juíza impediu a administração de Trump e o governo da Flórida de levar novos detidos para a prisão conhecida como “Alligator Alcatraz” e ordenou a transferência dos detidos existentes no prazo de 60 dias, determinando que as autoridades federais e estaduais não realizaram as avaliações ambientais necessárias antes de construir o centro de detenção de imigrantes.

Na sua decisão, a juíza federal Kathleen Williams também ordenou que as autoridades começassem a desmontar as cercas, iluminação, gás, esgoto, geradores de energia e outros equipamentos usados para montar as instalações dentro de 60 dias.

A juíza observou que espera uma redução “programática” da população de detidos no local durante esse período de 60 dias, para permitir que a remoção do equipamento e das cercas seja feita “de maneira segura, humana e responsável”.

Williams repreendeu os funcionários do governo, dizendo que era evidente que “na pressa de construir o campo de detenção, o estado não considerou locais alternativos”.

A decisão rejeitou o argumento do governo de que uma avaliação ambiental do local sob a Lei Nacional de Política Ambiental — um requisito para ações de agências federais — não era necessária, pois o local era operado pelo governo estadual.

O juiz afirmou que o projeto foi “solicitado pelo governo federal; construído com a promessa de financiamento federal total; construído em conformidade com as normas do ICE; dotado de pessoal composto por agentes do ICE” e escreveu: “Se anda como um pato, faz o som de um pato e parece um pato, então é um pato”.

(Com Forbes Internacional/Siladitya Ray)

Mais Artigos