Incêndios: UE pronta para financiar recuperação do país através de fundo social

A presidente da Comissão Europeia garantiu hoje ao primeiro-ministro de Portugal “a solidariedade” da UE no combate aos incêndios florestais e a disponibilidade para financiar a recuperação do país. “Acabei de falar com Luís Montenegro para o assegurar da solidariedade europeia face aos terríveis incêndios em Portugal”, escreveu Ursula von der Leyen nas redes sociais,…
ebenhack/AP
A presidente da Comissão Europeia garantiu hoje ao primeiro-ministro de Portugal “a solidariedade” da UE no combate aos incêndios florestais e a disponibilidade para financiar a recuperação do país.
Economia

A presidente da Comissão Europeia garantiu hoje ao primeiro-ministro de Portugal “a solidariedade” da UE no combate aos incêndios florestais e a disponibilidade para financiar a recuperação do país.

“Acabei de falar com Luís Montenegro para o assegurar da solidariedade europeia face aos terríveis incêndios em Portugal”, escreveu Ursula von der Leyen nas redes sociais, acrescentando que a Comissão Europeia está preparada para “financiar a recuperação através do Fundo Social Europeu”.

“Continuamos a apoiar Portugal no seu esforço contra os incêndios e no auxílio à prevenção e mais fogos”, completou a presidente da Comissão Europeia.

Montenegro agradeceu a Von der Leyen a ajuda da União Europeia

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, agradeceu à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, “a solidariedade da União Europeia” no combate aos incêndios e disse estar a definir “vias de financiamento para apoiar as populações e empresas”. Numa mensagem publicada na rede social X (antigo Twitter), Luís Montenegro diz ter falado ao telefone com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a quem agradeceu a “solidariedade da UE no combate aos incêndios em Portugal”. “Avançamos na definição de vias de financiamento para apoiar populações e empresas agora e garantir a coesão territorial com mais prevenção no futuro”, lê-se na publicação.

O Governo realiza esta tarde um Conselho de Ministros extraordinário, em Viseu, para aprovar medidas de apoio às populações afetadas pelos incêndios florestais. O ministro da Economia e da Coesão Territorial adiantou que, nessa reunião, será aprovado uma lei sobre apoios que vigorará para o futuro e um plano para a floresta a 25 anos.

(Lusa)

Mais Artigos