No próximo dia 9 de agosto, pelas 21h30, o Mosteiro de Ancede – Centro Cultural (MACC), em Baião, acolhe um concerto inédito, no qual o músico e produtor Tomara se junta ao Ensemble in Femmine para um espetáculo preparado em exclusivo para Baião que será um momento de cruzamento entre diferentes universos musicais.
Tomara, alter ego de Filipe Monteiro, é uma figura multifacetada do panorama artístico português, cuja carreira como realizador, produtor e músico, integra trabalhos com alguns dos maiores nomes da música nacional, como Luísa Sobral, David Fonseca, Deolinda, Carminho ou Rita Redshoes.

Do outro lado do palco estarão as Ensemble in Femmine, um agrupamento vocal e instrumental formado apenas por mulheres, fundando durante o confinamento de 2020 pelas cantoras Teresa Milheiro (soprano) e Maria João Gomes (mezzosoprano), que se dedica a valorizar a criação musical feminina ao longo dos séculos — seja pela escolha de obras compostas por mulheres, pela figura feminina como inspiração ou pela interpretação exclusivamente feminina.
Para Tomara, “não se trata de juntar os meus instrumentos ao repertório das Ensemble — ou vice-versa. A ideia é fundir as identidades dos dois projectos, explorar os pontos de contacto, procurar algo novo. E o claustro parece ter sido feito para isto. Tocar ali, ouvir as minhas canções e as obras clássicas ecoarem naquele espaço mágico, tem tudo para ser muito especial.”
“A música sempre teve o poder de unir, é uma linguagem universal. Apesar de serem mundos distintos, tanto o nosso repertório como os temas do Tomara transportam o público para dimensões semelhantes — oníricas, atmosféricas, feitas de sonho e de emoção. Este encontro com o Tomara representa uma experiência inovadora e entusiasmante. É a primeira vez que o nosso ensemble entra numa co-criação de registos diferentes num só concerto”, destacam as Ensemble in Femmine.
O concerto terá lugar nos Claustros do Mosteiro de Ancede e é de entrada gratuita, mas sujeito a reserva obrigatória.