Feiras medievais e imobiliário: Óbidos regista o preço médio mais elevado nas cinco zonas analisadas

Portugal é um país de história e de tradições. Fundado há quase um milénio, a época medieval marcou o imaginário das suas gentes, que ainda hoje revivem os tempos de outrora. Quando chega o verão, e com ele os turistas e emigrantes portugueses, as zonas mais históricas enchem-se de alegria e promovem, cada vez, a…
ebenhack/AP
As feiras e mercados medievais acontecem, no verão, um pouco por todo o país, atraindo turistas nacionais e estrangeiros. Saiba em que zonas medievais e a que preços médios poderá comprar a sua habitação.
Imobiliário Negócios

Portugal é um país de história e de tradições. Fundado há quase um milénio, a época medieval marcou o imaginário das suas gentes, que ainda hoje revivem os tempos de outrora. Quando chega o verão, e com ele os turistas e emigrantes portugueses, as zonas mais históricas enchem-se de alegria e promovem, cada vez, a recriação do passado medieval, proporcionando momento de pura viagem no tempo. Cavaleiros, trovadores, mercadores, mesas fartas ao ar livre, tornam-se uma realidade em plena época estival.

Atualmente as feiras medievais ocorrem um pouco por todo o país, com a afamadas festas de Santa Maria da Feira, no Norte, a de Óbidos, no Centro, e a de Silves, no Algarve a atraírem milhares de turistas. No entanto, viver nessas zonas históricas tem o seu preço, e nem sempre acessível a todas as carteiras. O portal imobiliário Imovirtual fez as contas e revela, num estudo, o preço médio do imobiliário nas cinco feiras medievais mais procuradas em Portugal. Falamos de vilas com muralhas e castelos, nas quais nem sempre é fácil encontrar morada, daí que os preços médios nem sempre sejam em conta.

Conheça aqui o retrato de cinco concelhos entre os mais famosos pelas suas feiras medievais, começando pelo preço médio mais caro.

 

1 – Óbidos – Preço médio: 680 mil euros 

Criada em 2002, o Mercado Medieval de Óbidos acontece geralmente no final do mês de julho, e atrai milhares de visitante todos os anos – a primeira edição recebeu 30 mil pessoas. Com as suas ruas estreitas, que se elevam até ao castelo medieval, hoje transformado em pousada, a vila enche-se de gente e ganha uma nova vida. A proximidade a Lisboa e o carácter único fazem deste concelho uma escolha cada vez mais popular.

Segundo os dados do Imovirtual, o preço médio de compra de casa subiu de 495 mil euros, em 2024, para 680 mil euros em 2025. Ora, este valor representou um aumento de 37%. A oferta continua direcionada para moradias, que representam 92% dos anúncios.

 

2 – Sintra: Preço médio: 395 mil euros

Sintra é a face da história portuguesa. Esta vila próxima de Lisboa, é sinónimo de riqueza patrimonial, de romantismo e de misticismo. Recheada de atividades culturais, a feira medieval, que também acontece em julho, é apenas mais uma da sua vasta oferta, esta com entrada gratuita.

Em 2024, o preço médio do imobiliário em Sintra era de 290 mil euros, porém este ano esse valor médio subiu para 395 mil euros, registando uma valorização de 36%. Ou seja, está em linha com a de Óbidos. Relativamente á tipologia dos anúncios no Imovirtual a oferta de moradias aumentou, passando de 26% em 2024 para 42% em 2025, o que pode justificar o aumento dos preços neste concelho.

 

3 – Santa Maria da Feira – Preço médio: 390 mil euros

Santa Maria da Feira realiza o seu evento medieval desde 1996 e afirma ser a maior de na Península Ibérica e uma das maiores da Europa. Com o nome Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, o evento, que este ano se prolonga até 10 de agosto, é um ícone nacional na lista dos eventos de recriação histórica. Próxima do Porto, esta cidade atrai inúmeros visitantes, e também, interessado em comprar casa. Assim, os preços médios do imobiliário do concelho passaram de 350 mil euros em 2024 para os 390 mil euros em 2025. Foi um crescimento mais moderado de valor, mas ainda assim atingiu os dois dígitos (11%). Também a oferta de moradias aumentou de 61%, no ano passado, para 66% este ano.

 

4 – Marvão – Preço médio: 315 mil euros

Situada no Alentejo, no alto da serra de S. Mamede, a vila de Marvão recebe o Festival Al Mossassa em Outubro, em redor do seu castelo. Celebra sobretudo a harmonia entre culturas, já que se centra sobre a vivência muçulmana naquela região.

Quando ao imobiliário naquela zona, o preço médio de venda de habitação aumentou de 165 mil euros em 2024 para os 315 mil euros em 2025. Este aumento de valor representou um incrível crescimento de 98% do preço médio. Aqui há sobretudo uma oferta marcada por moradias, já que 96% dos anúncios no Imovirtual era deste tipo de habitação.

  

5 – Castelo de Vide – Preço médio: 137.500 euros

Por fim, o Imovirtual analisou a oferta de imobiliário de outra vila alentejana: Castelo de Vide. Também este concelho realiza o seu mercado medieval todos anos – este ano entre os dias 4 e 7 de setembro – nas suas ruas estreitas, antigas e floridas. O ex-libris da vila é o seu castelo e respetivas muralhas e a sua famosa Fonte da Vila.

Nesta região, o valor médio de venda cresceu de 110 mil euros, em 2024, para 137.500 euros, em 2025, o que representou uma subida de 25%. Também este ano, a  totalidade dos anúncios em 2025 manteve-se centrada nas moradias.

 

 

Mais Artigos