O imobiliário de luxo invadiu Portugal. Seja porque o país é um dos mais atrativos, em termos de passaporte, para os mais abastados, seja porque o território nacional está na moda, com famosos como a Madonna, o Príncipe Harry, e agora mais recentemente, Nicole Kidman, a divulgar mundialmente o seu interesse em investir em habitação de luxo.
Segundo o portal imobiliário Idealista no início deste mês, Portugal contava com mais de 16 mil casas de luxo no mercado com preços superiores a um milhão de euros. E, segundo esta análise, verifica-se que quase todos os distritos nacionais possuem, pelo menos, uma casa à venda por mais desse valor. No entanto, segundo os dados desta plataforma, Lisboa, Faro e Porto concentram 77% de todas as casas disponíveis acima desse preço, ou seja, oito em cada 10 situam-se nestas três regiões.
Lisboa é o distrito com o maior número de casas de luxo acima desse preço, representando 40,2% do total nacional. Faro encontra-se na segunda posição, com 25,1%, seguindo-se o distrito do Porto, com 12% do total. Em Setúbal encontram-se 7,2% destas habitações premium e na Ilha da Madeira 6,4% do total.
Entre o total de anúncios premium encontram-se casas ainda mais exclusivas, cujo valor se situa acima dos 3 milhões de euros, e que somam as 2.400, das quais metade só em Lisboa.
Acima de 1% do total de casas de luxo encontram-se ainda dois distritos: Braga, com 1,8% do total anunciado no Idealista e Leiria, com 1,2%. Os restantes distritos têm uma percentagem inferior. A região com menos casas de luxo anunciadas foi a Ilha do Faial com apenas uma habitação à venda acima de um milhão de euros.
Cerca de 2.400 habitações estão à venda acima dos três milhões
Entre o total de anúncios premium encontram-se casas ainda mais exclusivas, cujo valor se situa acima dos 3 milhões de euros. São cerca de 2.400, segundo a plataforma imobiliária, das quais quase metade se situa no distrito de Lisboa, que arrecadava no dia 1 de julho um total de 1.198 anúncios. Segue-se Faro que acumulava 667 casa à venda, o que representa 27% do total de habitações deste valor, e Setúbal, com 228 anúncios, ou seja, 9,4% do total. O Porto apenas arrecadava 97 propriedades acima dos três milhões de euros, o que representa 4% do total e a Ilha da Madeira, registava 78 anúncios.
Esta gama de propriedades luxuosas não se encontra em todas as zonas, sendo que a ilha Terceira, a ilha do Pico, a ilha de Porto Santo, a ilha de São Jorge e a ilha do Faial não tinham sequer um imóvel anunciado para este valor.
Conheça a seguir, na tabela do Idealista, a distribuição dos anúncios por distrito.