Forbes 30 Under 30: Decorreu hoje o evento que reuniu, em Cascais, a classe de 2025

21h00 - O evento termina com a habitual foto de família, em que todos os laureados sobem ao palco para  eternizar o momento e poderem mais tarde recordar.   20h50 - E o tão esperado momento da noite aconteceu; foi revelado o pitch mais disruptor do evento. O galardão de melhor pitch é entregue a…
ebenhack/AP
A 3ª edição do evento que celebra a lista 30 Under 30 de 2025, da Forbes Portugal, decorreu nesta tarde de quinta-feira em Cascais, no Palaphita. Conheça aqui os momentos mais marcantes deste evento em que o talento jovem é a palavra de ordem.
Forbes Events Under 30

21h00 – O evento termina com a habitual foto de família, em que todos os laureados sobem ao palco para  eternizar o momento e poderem mais tarde recordar.

 

20h50 – E o tão esperado momento da noite aconteceu; foi revelado o pitch mais disruptor do evento. O galardão de melhor pitch é entregue a Bianca Castro, da categoria de Sustentabilidade & Inovação Social  e a Diogo Carmona, na categoria de Desporto, uma escolha da redação da Forbes Portugal. O prémio consiste numa viagem a Porto Santo, uma oferta do Vila Baleira, um hotel situado naquela ilha do arquipélago da Madeira. Foi anunciado ainda um prémio extra, oferecido pela Uber, que consiste num voucher de 250 euros em viagens, entregue a Joana Gentil Martins, distinguida na categoria de Healthcare. O primeiro prémio foi entrego pela mão de Sandro Lopes, diretor comercial do Vila Baleira.

 

20h23 – Por último, igualmente na categoria de Tecnologia & Inovação, surge Mafalda Rebordão, uma das três capas da Forbes Portugal desta edição. Mafalda da trabalha na área da tecnologia e inteligência artificial. Atualmente trabalha no escritório da Microsoft dedicado às Nações Unidas. Na sua apresentação diz que acorda todos os dias com a vontade de encerrar o gap na adoção das tecnologias. E pergunta à audiência: conseguem imaginar a vossa vida sem eletricidade? Pois é assim que vivem 700 milhões de pessoas em todo o mundo e 43% em África. E faz o paralelismo com a inteligência artificial, onde as diferenças são ainda mais gritantes. No final, Mafalda deixa a mensagem de que é necessário “deixar a porta aberta”. Ou seja, quem já conhece o caminho, tem de dizer aos outros como o fazer.

 

20h21 – Segue-se no alinhamento a categoria de Tecnologia & Inovação, a última categoria, com dois nomeados. Isabel Carapeta é a primeira a fazer o seu pitch. Em 2024, Isabel fundou a Simplifyer, uma data-company que transforma o tradicional recibo num motor de conhecimento. “O meu percurso começou aos cinco anos quando convenci o meu avô a levar-me às reuniões de negócios porque achava divertido”, diz. Começou a ter várias ideias para ajudar pessoas a organizar as suas finanças pessoais, e surgiu assim a Simplifyer.

 

20h16 – Segue-se o pitch de Mariana Gomes, na categoria Sustentabilidade & Inovação Social. Aos 17 anos Mariana tornou-se ativista climática e três anos depois, fundou a Último Recurso, a primeira ONG de Direito Climático e Litigância em Portugal. Diz que aos 17 anos já tinha lido todos os livros de igualdade de género e ativismo que conhecia “Tornei-me ativista, mas sempre atrás do palco. Não pedi para ser líder, nem o quis ser, mas aceitou o desafio.

 

20h13 – Bianca Castro é a nomeada que se segue na categoria Sustentabilidade & Inovação Social. Bianca é ativista e subdiretora da Roots, uma equipa da Greenpeace Internacional. Em 2019, organizou a primeira greve estudantil pelo clima em Portugal. “Vivo na urgência de fazer o que estiver ao meu alcance para que este mundo seja mais inclusivo”, refere na sua apresentação. Esta luta é coletiva e precisa de todos nós, reforça ainda.

 

20h09 – Sustentabilidade & Inovação Social é a categoria que se segue neste evento, tendo três nomeados. António Pedro Pinto é o primeiro a fazer a sua apresentação. Numa altura em que desafios como a depressão e o burnout estão cada vez mais presentes, António decidiu fundar o Happiness Camp, um projeto que atua como um farol de sustentabilidade humana. “Falamos de uma conferência gratuita, não queremos que a barreira financeira faça com que alguém não participe”.

 

20h06 – Leonor Borges é a segunda nomeada na categoria de Social Media. A carreira de Leonor pode ser descrita como uma fusão entre o desporto, a moda e o impacto social.

 

20h03 – A categoria de Social Media tem também dois distinguidos. Constanza Ariza é a primeira a fazer a sua apresentação nesta categoria. Constanza é criadora de conteúdo e um dos rostos mais conhecidos do TikTok em Portugal: conta com mais de 1 milhão de seguidores na plataforma. ” O meu primeiro vídeo teve 8,5 milhões de visualizações, tinha 17 anos”, refere no seu pitch. A criadora de conteúdo realçou ainda que é o amor que tem pelas duas áreas que abraça – o digital e a medicina dentária – que a faz conseguir conciliar tudo.

 

19h56 – Também na categoria de Retalho & Ecommerce, está ainda distinguida uma dupla: Mariana Madaleno e Vicente Mourão. A vontade de criar um presente personalizado e com valor sentimental levou Mariana e Vicente a fundar a empresa Just Lyne. A empresa já fatura 15 milhões de euros. Mariana refere que em 2022 registaram zero euros de vendas, e em 2023 começaram a entrar numa fase mais estável. O salto foi de tal forma que tiveram que aumentar drasticamente a equipa: de repente tinham 120 colaboradores.

 

19h53 – Segue-se a vez da categoria de Retalho & Ecommerce, que tem dois galardoados. Maria Maia é a primeira a entrar em cena no anfiteatro do Palaphita. A empresária começou o seu percurso profissional como enfermeira, mas em 2018 deixou a profissão para apostar no empreendedorismo. É fundadora da White Deer e da ÈME. “Eu nunca fui a melhor em nada, mas sempre senti que tive alguma coisa dentro de mim especial”, afirmou. Maria falou ainda sobre o seu propósito com os seus produtos: “É sobre a confiança que queremos transmitir, principalmente às mulheres”.

 

19h50 –  Na categoria de Música, recebe o galardão Ivandro. O cantor dá voz a sucessos como “Lua” e “Moça”. Em 2022 e 2023 foi o artista nacional mais ouvido pelos portugueses no Spotify. Ivandro, que não fez pitch, recebe um diploma alusivo à sua participação na lista das mãos de N’Gunu Tiny, fundador do grupo Media Nove, empresa dona da Forbes Portugal.

 

19h48 – A outra nomeada na categoria de Moda é Luísa Oliveira. Luísa é modelo e mestre em fashion and luxury management. Desde 2021, optou pela área da moda a tempo inteiro e já trabalhou com diversas marcas. “A indústria da moda para mim sempre foi uma forma de comunicação autêntica”, afirmou. E foi isso que a levou a ligar a carreira de modelo com uma presença no digital. Só que “presença digital não é sinónimo de presença emocional. Vivemos num mundo que valoriza a visibilidade, mas raramente fala de vulnerabilidade”, disse. O que a levou a uma ferramenta: o journaling. “Acredito, cada vez mais, que a criatividade precisa de cuidado, que a ambição pode coexistir com leveza e que o bem-estar não é um luxo – é um bem essencial”.

 

19h46 –Na categoria de Moda temos dois nomeados. Adriana Macedo, CEO e diretora criativa da KANAWA, uma marca de swimwear e beachwear é a primeira a fazer a sua apresentação. Refere na sua apresentação que é muito importante ter produção própria para ter sucesso neste mercado. “Não existem limites quando a nossa força de vontade é genuinamente gigante”, disse durante o seu pitch e após contar como criou a sua marca de forma autodidata.

 

19h44 – Na Categoria de Marketing & Publicidade, é distinguido Luís Bezerra, diretor de marketing da QUAD Sports, uma marca que se dedica ao padel e pickleball. O empreendedor fez a sua apresentação sobre o percursos que fez até ser nomeado na lista deste ano. “Há muita gente que associa idade a maturidade e a experiência e hoje somos 30 a provar que isso é mentira. A idade é só um número”, afirmou.

 

19h42– Segue-se a categoria de Indústria, na qual é distinguido Bernardo Bento. Fundador e CEO da Planalto d’Azul, uma empresa de promoção imobiliária, Bernardo tem o objetivo de contribuir para a oferta de habitação em Portugal. O Under 30 usou os seus 3 minutos de pitch para fazer um discurso mais motivacional: “Eu acho que o mundo, e Portugal, precisa de mais pessoas autênticas e reais. Eu ainda sou um work in progress, e ainda bem, porque quem chegou ao destino já deixou de crescer”.

 

19h39 – Joana Gentil Martins, distinguida na categoria de Healthcare faz agora a sua apresentação. Joana é psicóloga, autora, formadora certificada e empreendedora e tem como missão tornar a psicologia acessível, prática e transformadora. “Os números têm crescido ao nível da doença psicológica e as pessoas assustam-se muito com os números, mas o que me assusta é o silêncio”, afirmou, realçando que foi isso que a levou a criar conteúdos online. “Hoje eu quero-vos convidar a serem todos gentis uns com os outros. Não é preciso sermos especialistas para termos mais impacto na saúde mental, é só preciso sermos mais humanos”.

 

19h36 – Segue-se a categoria de Gastronomia, com o pitch de Sofia Pontifex Horn. Sofia é a fundadora da Funky Chunky, uma marca de bolachas que tem como objetivo desconstruir a obsessão pela perfeição, já que nenhuma delas é igual às outras. Durante o seu pitch, deu a conhecer ao público o passo a passo da criação da sua empresa e partilhou as histórias que fazem da Funky Chunky o sucesso que é hoje.

 

19h32 – Também na categoria de Finanças, segue-se o pitch de Gonçalo Afonso. Gonçalo Afonso deixou um emprego seguro na LG Portugal para apostar no incerto universo da Web3. É atualmente CMO da InceptionLRT. Citando Rúben Amorim, Gonçalo afirmou que a frase que o guiou ao longo do seu percurso foi: E se correr bem? Durante o seu pitch, mostrou-se orgulhoso por ter arriscado sair da sua zona de conforto.

 

19h19 – Segue-se agora a categoria de Finanças. O primeiro pitch é o de Bruna Fernandes, fundadora da plataforma A Contabilista. A plataforma conta com mais de 138 mil seguidores no Instagram. Em 2023, Bruna lançou o livro “’A Contabilista – Descomplica o Teu Negócio”. A nomeada confessou durante o seu pitch que o seu objetivo foi sempre um: “Contribuir para mudar a imagem de que o contabilista é um bicho papão”.

 

19h13 –Manuel Moreira aos 28 anos, é um dos coordenadores dos serviços financeiros da FIFA, o organismo máximo do futebol mundial. Faz agora o seu pitch no evento da Forbes. Foi destacado também na categoria de Desporto. Ao longo do pitch, explicou o seu trabalho na FIFA e destacou alguns dos projetos em que tem vindo a trabalhar, como o da Arábia Saudita, um país onde os direitos humanos como os conhecemos ainda não são uma realidade. Mas graças ao trabalho da FIFA: “É um país conhecido por não dar as mesmas oportunidades aos meninos e meninas, mas hoje apoia o futebol feminino”.

 

19h10 – Segue-se a categoria de Desporto. O primeiro a fazer a sua apresentação é Diogo Carmona, que inicia agora a sua apresentação. O ator e desportista, tornou-se um rosto conhecido do grande público através da representação, uma área que abraçou desde a infância. Hoje, é campeão nacional de skate e snowboard. “Sou ator, atleta, orador, mas alguém que acredita na superação”, mencionou no seu pitch, destacando que, atualmente, o que mais o move são as crianças e as suas reações quando ele sobre para cima do skate.

 

19h07 – Segue-se o pitch de Rafael Parreira, também na categoria de Ciência e Educação. Rafael é managing partner na P&A Solicitadores e é fundador da Legal Factor, uma empresa de formação jurídica dedicada a investidores e empreendedores. O empreendedor diz que criou um escritório virtual, pois como ninguém sabia o que era um solicitador, decidiu ir ao encontro das pessoas através do digital. Hoje conta com 120 mil seguidores no digital.

 

19h03 – Segue-se a categoria de Ciência e Educação. Gabriel Ferreira, é criador de conteúdos, atividade que começou em 2022, quando fundou o seu projeto na área das finanças. Este nasceu com o mote “do zero ao milhão” e com o objetivo principal de ensinar quem o segue. O empreendedor diz que começou a fazer videos de magia e entretenimento, aos 15 anos. “Passaram três anos até fazer o meu primeiro euro nas redes sociais”, diz.

 

18h59Bárbara Branco, atriz, também nomeada na categoria de Arte inicia agora o seu pitch. Estreou-se como atriz em 2013 e desde então construiu uma carreira no teatro, televisão e cinema. Atualmente dá vida a Beatriz, na novela A Herança, da SIC. Na sua apresentação referiu que viver do teatro em Portugal não é fácil. “Mas sinto que o que já consegui alcançar é grande”, disse.

 

18h56André Leitão, ator, nomeado na categoria de Arte é o primeiro a fazer a sua apresentação. Entre teatro, televisão, cinema e streaming, um dos seus trabalhos mais conhecidos do público é a série Rabo de Peixe, da Netflix. André Leitão diz que a cultura não é um luxo, e lança um apelo à audiência e à Forbes: “Não deixem que olhar humano se perca no meio dos números”. Diz ainda que precisamos ser generosos, e não ter medo de lutar pela nossa independência. “A dignidade humana não pode nunca ter fronteiras”, refere.

 

18h53 – Começam os pitchs dos 31 destacados na lista. Serão 24 os jovens que farão a sua apresentação. Cada pitch terá apenas 3 minutos de duração, e cada um terá de dar o seu melhor para vender o pitch do ano. Primeira categoria a entrar no palco é a de Arte.

Clara Não, ilustradora e ativista. Foto/Victor Machado

18h48 – Clara Não, ilustradora, ativista, e feminista em construção, nascida no Porto, é a convidada especial deste evento, está a fazer um discurso de motivação para os jovens nomeados e para todos os presentes. Falou sobre realidades, oportunidades e privilégios, mostrando que há privilégios que facilitam a vida a quem procura um lugar ao sol. “Deixo o apelo para procurem fazer a diferença na vossa área e fazer do mundo um sítio melhor”, diz. E acrescenta: “A vida não acaba aos 30, nem a carreira fica definida nessa idade.

 

18h45 – Nilza Rodrigues, diretora da Forbes Portugal, sobe ao palanque e dá inicio ao get together, dando as boas-vindas. Refere que pela primeira vez temos mais mulheres do que homens entre os nomeados de 2025. A faturação conjunta dos participantes na lista deste ano equivale a 28,4 milhões de euros. A diretora da Forbes Portugal refere que hoje é um dia feliz para a Forbes, mas triste para o mundo, pois perdemos dois jovens jogadores, dedicando a eles esta edição. O aplauso foi geral.

 

18h41 – Nilza Rodrigues, directora da Forbes Portugal, dá inicio ao arranque do evento com um vídeo sobre o evento Forbes 30 Under 30 2024.

 

18h34 – O Palaphita Cascais, onde vai decorrer o evento, começou a receber os primeiros convidados deste ano. Os nomeados da noite vão chegando, trocam cumprimentos e recebem um saco de boas vindas do grupo Media Nove, dono da Forbes Portugal.

Foto/Rita Cirne

17h30 – O Palaphita Cascais, onde vai decorrer o evento, começou a receber os primeiros convidados deste ano. Os nomeados da noite vão chegando, trocam cumprimentos e recebem um saco de boas vindas do grupo Media Nove, dono da Forbes Portugal.

Está prestes a começar o evento que reune a lista portuguesa da classe 2025 da Forbes 30 Under 30, que acontece neste final de tarde no Palaphita, em Cascais. Esta reunião celebra os jovens talentos portugueses com menos de 30 anos que se têm destacado nas mais diversas áreas. Estarão reunidos neste espaço os nomes que integram a nova lista Under 30 Portugal, distribuídos por 15 categorias: Desporto, Ciências e Educação, Energia, Gastronomia, Finanças, Indústria, Moda, Social Media, Sustentabilidade e Inovação Social, Arte, Retalho e E-commerce, Música, Healthcare, Marketing e Publicidade, e Tecnologia e Inovação.

Foto/Rita Cirne

 

Mais Artigos