Farmacêutica Hovione apoia expansão do campus da NOVA FCT e doa 750 mil euros

A farmacêutica nacional Hovione, fundada pela família Villax, está empenhada em apoiar o desenvolvimento do conhecimento científico e da investigação académica. Para dar seguimento a este objetivo, a empresa, sediada em Loures, acaba de assinar um acordo para apoiar, nos próximos 10 anos, o desenvolvimento da universidade NOVA FCT, cujo campus se situa na Costa…
ebenhack/AP
Hovione e NOVA FCT assinaram acordo de parceria para apoiar a expansão e desenvolvimento desta faculdade, nomeadamente do seu campus, situado na Costa da Caparica, em Almada, o que inclui ainda a doação de 750 mil euros.
Negócios

A farmacêutica nacional Hovione, fundada pela família Villax, está empenhada em apoiar o desenvolvimento do conhecimento científico e da investigação académica. Para dar seguimento a este objetivo, a empresa, sediada em Loures, acaba de assinar um acordo para apoiar, nos próximos 10 anos, o desenvolvimento da universidade NOVA FCT, cujo campus se situa na Costa da Caparica, em Almada.

Este apoio inclui a expansão do campus científico, o maior a nível nacional, e ainda a doação de 750 mil euros. O acordo foi assinado pelo atual CEO da farmacêutica, Jean-Luc Herbeaux, e o reitor da Universidade NOVA de Lisboa, João de Deus Sàágua, tendo ainda sido assinado um Memorando de Entendimento com José Júlio Alferes, diretor da NOVA FCT.

A NOVA FCT acolhe no seu campus 18 centros de investigação reconhecidos pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Nos seus planos está a expansão dos atuais 15 hectares para os 17 hectares.

A Hovione é uma multinacional, com 60 anos de atividade no desenvolvimento de produtos farmacêuticos e possuiu já quatro unidades produtivas, em Portugal, nos Estados Unidos, na Irlanda e na China. O investimento da empresa no desenvolvimento da comunidade científica já não é novo, tendo já mantido há vários anos este tipo de apoios. A NOVA FCT é uma das principais faculdades de ciências em Portugal, e acolhe no seu campus – o maior do país, com 8.500 estudantes e mais de mil projectos – 18 centros de investigação reconhecidos pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Nos seus planos está a expansão dos atuais 15 hectares para os 17 restantes.

Parceria vai prolongar-se por uma década

Nesta nova parceria, que será desenvolvida em 10 anos, está incluída a renovação de um dos principais edifícios da Faculdade, bem como o apoio à criação de um Parque de Ciência e Tecnologia na NOVA FCT. Este será um espaço dedicado à inovação, ao conhecimento, sustentabilidade e tecnologia de ponta, segundo o comunicado enviado à imprensa. Na sequência deste acordo, a Hovione irá integrar a Plataforma de Parceiros e será membro fundador dos futuros conselhos consultivos para o Planeamento e Desenvolvimento do Campus, bem como para a Inovação, Ciência e Sociedade.  A empresa irá também dar uma bolsa de mérito ao melhor aluno de Licenciatura ou Mestrado, num curso à sua escolha.

Ficou ainda definido que o atrium principal do edifício departamental assumirá o nome de Hovione Atrium, como forma de reconhecimento deste apoio da farmacêutica nacional. Este espaço central é utilizado diariamente por mais de mil estudantes, professores e investigadores nas diversas áreas de estudo da instituição.

“Este memorando é um exemplo notável de como a academia e a indústria podem caminhar lado a lado. A Hovione é uma empresa de referência para os nossos estudantes, professores e investigadores, refere José Júlio Alferes, diretor da NOVA FCT.

Jean-Luc Herbeaux, refere a propósito desta parceria que “A relação da Hovione com a NOVA FCT já dura há mais de duas décadas. Para além do recrutamento de talento altamente qualificado, a nossa colaboração tem dado origem a diversas teses de doutoramento e mestrado desenvolvidas em contexto empresarial no âmbito do Hovione Research Program. É este compromisso duradouro com a colaboração científica e a educação que torna ainda mais significativo o reforço da nossa parceria – e o nosso apoio à criação do novo Parque de Ciência e Tecnologia”.

José Júlio Alferes comenta também que “Este memorando é um exemplo notável de como a academia e a indústria podem caminhar lado a lado. A Hovione é uma empresa de referência para os nossos estudantes, professores e investigadores. Agrada-nos particularmente nomear um dos principais espaços da Faculdade de Hovione Atrium. Os próximos dez anos vão ser de estreita colaboração entre as duas entidades, num reflexo de uma das nossas principais preocupações: aproximar o ensino das empresas e da sociedade”.

Mais Artigos