A famosa expressão “primeiro estranha-se, depois entranha-se”, tantas vezes utilizada nos mais diversos contextos foi, na realidade, criada para a Coca-Cola. O autor, o poeta Fernando Pessoa, à época copywriter, viu, contudo, o seu ‘slogan’ proibido pela justiça do Estado Novo. Só em 1977, no dia 4 de julho, e já em democracia, foi vendida a primeira garrafa de Coca-Cola em Portugal.
No ano seguinte foi instalada a fábrica em Azeitão, para produzir a bebida mais famosa do mundo, a partir de solo português. Mas, mais do que uma fábrica, a CCEP construiu e desenvolveu uma comunidade, ao criar centenas de empregos diretos – hoje são 400 -, e milhares indiretos (cerca de 8.000), que fazem com que este negócio com dimensão global tenha um importante impacto local. A prová-lo está a ligação com as pessoas — sejam colaboradores, clientes ou comunidades locais —, que já lhe valeu a distinção como Top Employer nos três últimos anos.
Na opinião de Rui Serpa, VP & Country Director na CCEP Portugal, este reconhecimento deve-se ao compromisso que a empresa mantém com o bem-estar e o desenvolvimento dos colaboradores. “O que nos distingue é uma forte cultura de inclusão, diversidade e equidade, além de um ambiente de trabalho que promove o crescimento pessoal e profissional”. A valorização de cada indivíduo e a criação de um espaço onde todos se sintam bem-vindos é a missão que a CCEP assumiu desde o primeiro dia.
Esta filosofia reflete-se num ambiente seguro, colaborativo e orientado para o bem-estar. Desde política rigorosas de saúde e segurança a programas de formação contínua, tudo é pensado para que cada pessoa se sinta parte de algo maior.
Produção local, exigência global
Apesar da sua escala global, a CCEP mantém os pés bem assentes em território nacional. Mais de 90% das bebidas que coloca no mercado são produzidas localmente, combinando os elevados padrões de uma multinacional com o conhecimento profundo das preferências e necessidades do consumidor português.
Com áreas bastante diversas que passam pela produção, equipas comerciais e funções de suporte, orgulham-se de oferecer uma remuneração justa e benefícios flexíveis para obter o melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Plano de compra de ações, cuidados de saúde, seguros e assistência aos colaboradores, são alguns dos benefícios oferecidos. O foco no desenvolvimento pessoal é outro dos grandes pilares que impulsionam esta história, pois acreditam que o negócio se desenvolve em conjunto com o crescimento e a aprendizagem das pessoas.
O compromisso com o impacto positivo no dia a dia estende-se também à comunidade, com iniciativas que permitem aos colaboradores participarem ativamente na sociedade, com dois dias por ano dedicados ao voluntariado.
Este artigo foi produzido em parceria com a CCEP.